A Autotrac Comércio e Telecomunicações S/A, que atua no segmento de monitoramento, rastreamento de frota via satélite e comunicação móvel de dados tem hoje, após 10 anos de sua fundação, 80% de participação nesse mercado no Brasil. Porém, no modal ferroviário, a empresa detêm uma liderança ainda mais expressiva: 90%. Entre os clientes da área ferroviária, figuram nomes como Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), América Latina Logística (ALL), Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), MRS Logística e a holding Brasil Ferrovias (Ferroban, Ferronorte e Novoeste). Um Centro de Controle Operacional (CCO) controla todo o movimento nas ferrovias e emite licenciamentos de trens. Tal procedimento garante a passagem de uma composição de cada vez na linha. Utilizada desde 1997, a tecnologia da Autotrac, combinada com os softwares dos clientes, automatizou o processo de licenciamento de trens (permissão para que o trem parta ou passe por um cruzamento) e conferiu maior segurança ao transporte, baixando para zero o índice de acidentes por erro de licenciamento. O OmniSAT confere aos transportadores ferroviários vantagens no controle operacional e logístico das atividades. O interetravamento, por exemplo, evita a emissão de ordens contraditórias do CCO para o licenciamento de trens. O controle da troca de turno dos maquinistas também é efetuado pelo sistema. Além disso, comunicação de quebras, avarias ou pedidos de reparos nos veículos são feitos automaticamente. Sediada em Brasília, a Autotrac conta com 10 filiais espalhada pelo País e, ainda este ano, inaugura mais duas em Feira de Santana (BA) e Recife. O faturamento da empresa em 2003 foi de R$ 205 milhões, com projeção de R$ 260 milhões para este ano.