A Paragon, empresa que presta serviços de consultoria em simulação, anunciou, no dia 8 de março, a vitória do processo licitatório internacional para o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão que estudará em detalhes as regras de operação com diferentes cenários no Canal do Panamá.
O projeto a ser desenvolvido pela Paragon prevê a criação de uma ferramenta operacional para utilização direta pela equipe do canal. O sistema permitirá a tomada de decisões com o uso de previsões de demanda e tendências, otimização de scheduling e sequenciamento de navios e simulação de tráfego e regras de navegação e eclusagem.
A ferramenta deve analisar as operações do Canal do Panamá contando tanto com a capacidade atual da estrutura quanto com o canal expandido. Com custo estimado em US$ 5,25 bilhões, o Canal do Panamá passa por obras de expansão (subsidiadas por um projeto também desenvolvido pela Paragon) que consistem na instalação de um terceiro jogo de eclusas, com conclusão prevista para 2014.
Orçado em mais de US$ 1 milhão, o contrato engloba tecnologias de simulação Arena, otimização, integração com sistemas de business intelligence e transferência de know-how, inclusive com o código fonte. Além disso, o projeto contempla o desenvolvimento de um dashboard gerencial baseado na tecnologia Scenario Navigator, oferecida com exclusividade na América Latina pela Paragon.
A empresa de consultoria possui em seu currículo outros projetos desenvolvidos para o setor portuário, com companhias como Vale, Petrobras, Transpetro, Usiminas, Hatch, Grupo EBX, Libra, Tecondi, Montes del Plata, Fibria, Stora Enzo e Ultracargo.