A Marcegaglia do Brasil, filial da empresa homônima de origem italiana no segmento industrial do aço, implantou uma solução para controlar automaticamente os serviços de frete dos produtos fabricados na companhia. Com a implantação, o processo para o transporte de cargas ficou mais simples e a comunicação entre a empresa e seus fornecedores tornou-se mais segura.
O portal foi desenvolvido pela Lecom, empresa especializada em soluções para comunicação digital. Antes da implantação da ferramenta foi necessário fazer contatos com as transportadoras de forma manual, por meio de solicitações telefônicas, em papel ou e-mail. “Eram processos muito informais, que permitiam dupla interpretação e, por consequência, erros”, conclui Celi Luciano Gonçalves, gerente de Sistemas e Informações da Marcegaglia.
Administrado pelos analistas da área de logística, o portal recebe todos os dados das cargas, incluindo informações fundamentais como o dia e o horário em que os produtos deverão ser expedidos. Depois de finalizada, essa solicitação é disponibilizada no portal para todas transportadoras credenciadas ou enviada para uma transportadora específica, que esteja mais adequada ao perfil da solicitação.
Ao aceitar o serviço de frete, a transportadora precisa registrar no portal o horário que irá retirar a carga na Marcegaglia. “A janela de tempo nos mostra a programação de retirada das cargas, otimizando o tempo para o carregamento das mercadorias e permitindo um melhor gerenciamento das docas para os caminhões. Com isso, evitamos transtornos e problemas”, ressalta Gonçalves.
O portal ainda apresenta outros benefícios, como transparência na solicitação, agilidade, redução de erros e custos operacionais, agendamento inteligente, controle de entrega da mercadoria, cálculo automático do valor dos fretes e histórico das negociações.