O Canal Cliente recebeu investimentos de US$ 27 milhões para ser aplicado no relacionamento e atendimento às distribuidoras. Dessa soma, o desenvolvimento do CC-Truck exigiu US$ 100 mil. O CC-Truck é um sistema informatizado desenvolvido por técnicos da companhia que permite que as distribuidoras programem e acompanhem pela internet todo o processo de carregamento rodoviário. Atualmente, a refinaria recebe uma média de 70 caminhões por dia. Antes do CC-Truck, as distribuidoras precisavam ligar para a refinaria e obter informações sobre a disponibilidade do produto. Agora, o processo acontece de forma mais rápida. Um dia antes do carregamento, o cliente faz a programação dos produtos pela Internet e escolhe o horário disponível em que o caminhão deve estar na Estação de Carregamento Rodoviário da refinaria de Capuava. Entre as vantagens de utilização do sistema CC-Truck, destaca-se a verificação e controle do estoque disponível, cota de produtos, dados para emissão de notas ou cupom fiscal, facilidade na recepção e identificação do motorista. O próprio sistema faz o controle de acesso, validação do usuário e a verificação da senha. O CC-Truck também verifica se a distribuidora dispõe de crédito, o que evita que um caminhão chegue à refinaria e não possa carregar. O CC-Truck foi implantado na refinaria Presidente Getúlio Vargas, unidade do Sistema Petrobras, em Araucária, no Paraná, em abril de 2002. Também está prevista a implantação do sistema nas demais unidades da Petrobras. Para José Carlos Donegá, coordenador de faturamento da Gerência Comercial da Refinaria de Capuava, o CC-Truck estreitará o relacionamento com o cliente por ser um sistema online e permitir maior agilidade no agendamento rodoviário. Além disso, os clientes dispõem de um controle nas operações desde o acesso à estação de carregamento rodoviário até a saída do caminhão. Petrobras: (11) 4512-9203
www.petrobras.com.br