Utilização do equipamento reduz em 20% o peso embarcado
A Lufthansa Cargo e Jettainer informam que, após realizar 120.000 testes em vôos e uma avaliação de materiais de seis meses em cooperação com o centro de materiais sintéticos Süddeutsches Kunststoffzentrum Würzburg, concluíram a fase de testes para a introdução de contêineres Lightweight, equipamento produzido de fibra de vidro, fibra de aramida Kevlar e fibra sintética Dyneema. Ao todo, foram testados 1.000 dos novos contêineres em toda a malha aérea Lufthansa e Lufthansa Cargo.
Na avaliação da companhia, o peso embarcado, o consumo de combustível e as emissões de CO2 foram reduzidos em 20% por meio da utilização de materiais compostos e leves em substituição ao alumínio. Além de checar o desempenho, a fase de avaliações serviu para verificar as características dos novos contêineres em relação à sua qualidade de manuseio e de custos.
De acordo com o presidente da Lufthansa Cargo, Carsten Spohr, a empresa assume inteiramente sua responsabilidade ecológica e faz um lembrete. “Reduziremos nosso consumo específico de combustível em 25% até 2020. O sucesso dos testes dos containeres Lightweight representa um passo importante em direção a esse objetivo”, diz.
Já o diretor executivo da Jettainer, Alexander Plümacher, lembra que o sucesso da utilização dos contêineres Lightweight representa uma mudança de paradigmas. “O design inovador com materiais mais leves para o transporte de carga e bagagem permite aos nossos clientes economizar custos ao mesmo tempo em que reduzem sensivelmente as emissões – o que acaba tornando a aviação civil um pouco mais verde”, salienta.
Números
A Lufthansa Cargo também divulgou os números de 2009. A empresa anunciou que fechou o exercício de 2009 com prejuízo operacional de 171 milhões de euros. O faturamento sofreu uma queda de quase um terço, para aproximadamente 1,95 bilhão de euros. Segundo Spohr, as reduções da oferta de espaço feitas com antecedência e a gestão da crise evitaram um prejuízo ainda maior e permitiram manter todos os funcionários.
O executivo destaca a estratégia adotada para amenizar os efeitos negativos. “Conseguimos reduzir nossos custos de forma rápida e drástica logo no início da crise, o que nos permitiu ampliar a oferta para nossos clientes e abrir ativamente novos mercados em seguida”, revela.
Para 2010, a empresa tem como objetivo reduzir os custos unitários em 10% com base numa estruturação mais enxuta e em procedimentos mais eficientes, ao mesmo tempo em que a Lufthansa Cargo persegue um aumento das receitas de, no mínimo, 20%.