O sistema permite à Kwikasair controlar cada volume transportado, e ao cliente, ter acesso ao monitoramento completo de sua carga durante todo o fluxo. Com o Kwika@Net o rastreamento é feito por meio de etiquetas de código de barras.
Hoje, pelo sistema convencional, o monitoramento é baseado na leitura das etiquetas afixadas na documentação fiscal, sem rastreamento dos volumes físicos. O sistema opera há três semanas, tendo iniciado a implementação nas dez filiais, passando agora aos agentes. Qualquer alteração de rota ou destino é logo detectada; é possível saber em que ponto a falha ocorreu, inclusive as falhas individualizadas, e corrigi-las.
Por meio do Gerenciamento por Exceção, pode-se detectar possíveis desvios ocorridos, localizá-los e rapidamente recuperar a rota correta, no menor tempo possível. A garantia de entrega no prazo é outro ponto forte. Em caso de qualquer desvio, o cliente é imediatamente avisado.
O grande diferencial da solução é que ela faz o rastreamento de volumes, ou seja, a carga mesmo, não documentos. Com isso, já houve um crescimento de 30% no envio de volumes. Todo o processo demandou um investimento de R$ 6 milhões e envolveu uma equipe de mais de 25 profissionais especializados.
Foram nove meses de trabalho entre desenvolvimento, testes e implementação. Além de duas mil horas de treinamento envolvendo toda a equipe de funcionários ligados direta e indiretamente ao novo sistema.
Basicamente, o funcionamento do sistema consiste na coleta de mercadoria; entrada no terminal de cargas da Kwikasair; identificação de cada volume com etiqueta de código de barras; transporte via esteira de cada item até a rota correta; leitura digital da etiqueta para confirmar a entrada da mercadoria na rota correta; transporte para os pontos de distribuição da empresa; nova leitura óptica na recolocação da mercadoria na rota de entrega e atualização do sistema com os dados de entrega, como nome e documento do destinatário.