O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou as condições do Programa de Modernização da Frota de Caminhões (Modercarga). O programa, que tem como objetivo a renovação da frota nacional de caminhões, terá, de início, R$ 2 bilhões e prazo de vigência de um ano. O BNDES espera que o programa entre vigor em um mês.
De acordo com informações da Agência Brasil, o programa financiará a compra de caminhões, caminhões-tratores, cavalos-mecânicos, reboques, semi-reboques, chassis e carrocerias, novos e usados com até sete anos.
As condições de financiamento envolvem prazo de pagamento de até 60 meses para equipamentos novos, com carência de três meses. Para equipamentos usados o prazo de pagamento passa a ser de até 36 meses, incluída carência de três meses. O financiamento será de até 70% do bem, com taxas de juros de 17% ao ano, incluída a remuneração do agente financeiro.
Dados de pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) e pelo Centro de Estudos em Logística do Coppead/UFRJ apontaram que a idade média da frota brasileira de caminhões era de 18 anos em 2002. Naquele ano, o Brasil tinha em circulação cerca de 1,1 milhão de caminhões. Em 2003, foram produzidos 78,9 mil caminhões no país, sendo 12,8 mil exportados.