Objetivo é propor soluções para a logística interna e externa das empresas
Disponibilizar soluções de integração a fim de rastrear processos. Com este objetivo, a NEC Brasil, por meio da área Track&Trace – setor da companhia especializado em desenvolver projetos de rastreabilidade – realiza estudos e desenvolve projetos customizados para empresas de logística.
Segundo o diretor da área de Track & Trace da NEC Brasil, Luiz Villela, a tarefa consiste em avaliar os processos logísticos e propor a solução. “Trabalhamos com diversos parceiros para que possamos adquirir as diferentes ferramentas que compõem uma solução de rastreabilidade”, resume. Villela lembra, contudo, que o software utilizado para integrar a tecnologia de rastreabilidade proposta e o sistema interno das companhias é desenvolvido pela NEC.
O executivo conta que o tempo de introdução da ferramenta que rastreia os processos é variável. “Pode ser que em um mês já tenhamos as especificações prontas. Há estudos, porém, que podem demorar até seis meses”, diz.
Logística
Segundo Villela, a NEC desenvolve soluções de rastreabilidade para a logística interna e externa das companhias. Ele exemplifica um projeto de logística interna, implementado numa indústria automotiva. “Introduzimos uma ferramenta que localiza onde estão as peças que serão utilizadas na linha de montagem”, resume.
Para o gerente de Negócios Track & Trace, Marcelo Fernandes, redução do espaço físico destinado ao armazenamento das peças antes da linha de produção, visibilidade e confiabilidade das informações são as vantagens destacadas após a implementação de um projeto de rastreabilidade.
Já na logística externa, Fernandes cita como exemplo o trabalho realizado junto a um operador ferroviário a fim de rastrear os vagões. Os ganhos obtidos não são divulgados pela NEC.
Segundo Villela, uma das necessidades mais latentes do mercado é a rastreabilidade do transporte. Além de querer saber onde o produto está, as empresas precisam conhecer se os itens foram transportados adequadamente. As companhias de produtos frigorificados, químicos e farmacêuticos são as que mais demandam pelo serviço.
De acordo com o diretor, a rastreabilidade está se tornando cada vez mais importante no dia-a-dia das organizações. Ele lembra, entretanto, que as exigências ainda não são muito visíveis. “As empresas estão descobrindo, agora, a necessidade de rastrear seus processos”, afirma. Para ele, o amadurecimento das tecnologias, como o RFID, por exemplo, é um dos fatores que, hoje, auxiliam no desenvolvimento e visualização daquilo que é preciso implantar.