A empresa especializada em mapas e roteirizadores realiza parceria com a Optilogistic para representar o software de planejamento e otimização de transportes no país
A empresa especializada em mapas digitais e software de roteirizadores, IDC Informática, está formalizando parceria com a multinacional francesa Optilogistic, através da Systeam, provedora de soluções de informática de supply chain e logística e representante da marca para a América Latina, para lançar no mercado brasileiro o software de roteirização Axiodis com módulo Cube-IQ.
O Axiodis é um programa totalmente customizável que realiza a simulação logística e a construção de rotas-mestras, para otimizar os custos de transporte e distribuição. Ele possui distintas funcionalidades para uso de acordo com a natureza de cada operação, buscando a forma mais econômica de atender aos pedidos.
Devido à abrangência do software, seu uso é destinado a grandes companhias que necessitam de serviços de logística complexos que exijam uma expressiva gama de variáveis e parâmetros operacionais – considerando inclusive o layout da carreta, a cubagem e a forma de distribuição da carga no implemento. A ferramenta realiza também um cálculo apurado de volumetria, determinando a melhor forma de transportar cargas mistas (secas, líquidas e congeladas) na mesma composição.
O software integra três diferentes módulos de utilização que contemplam os aspectos Operacional, Tático e Estratégico. O primeiro módulo trabalha sob pedido ou expectativa de demanda, permitindo o acesso a um extenso banco de dados, que contém diversas janelas de serviços para programar as visitas, definir a velocidade operacional, as distâncias, a utilização da capacidade disponível da frota e calcular tarifas, entre outras coordenadas. Segundo Alejandro Singer, diretor para a América Latina da fabricante, a ferramenta permite minimizar custos e maximizar receitas, estabelecendo parâmetros de resultados de acordo com as combinações definidas pela empresa. “A companhia pode definir o nível de qualidade dos serviços a serem prestados, levando em conta as variáveis logísticas, calculando as tarifas reais e, inclusive, as margens de lucro”, comenta, garantindo que o último detalhe é exclusivo do Axiodis.
O módulo Tático possibilita o planejamento da operação de acordo com o parâmetro de tempo, simulando a logística no mapa de rotas e levando em conta dados como a adequação do tipo de veículo às cargas, a quantidade de paradas, a duração da carga e descarga, os desvios, bem como tudo o que se faz necessário para a movimentação das cargas em cada missão. “O tempo pode ser alterado se a operação for manual ou envolver a utilização de rampa, por exemplo. Ou até mesmo determinar a qualidade das viagens e da mão-de-obra envolvida”, explica Singer. Este módulo pode incorporar restrições operacionais definidas pela empresa e os mapas são editáveis, permitindo adicionar atalhos e trechos vicinais, entre outros.
O módulo de Alocação Estratégica define a melhor localização, área de influência e dimensionamento ótimo de cada centro de distribuição e fábricas para suprir a demanda do mercado. No Axiodis, as unidades de serviços – seja de entrega, depósito, fábrica, saída ou retorno de veículos, entre outros – estão indicadas por um “ponto logístico”, contendo informações da posição geográfica, instruções sobre restrições de acesso, parâmetros e horários de operação. “Todos esses aspectos são discriminados e a taxa de ocupação do caminhão em função do tempo é ponderada quilômetro a quilômetro”, detalha Singer.
O software possui ainda um módulo móvel, que permite enviar informações de rota diretamente para os PDAs ou aos computadores portáteis dos motoristas. Essa função é indicada principalmente para transportadoras que operam com produtos agrícolas, devido à dificuldade de acesso a determinadas regiões. O Axiodis tem também uma interface que pode ser integrada ao rastreamento dos veículos, podendo analisar a rota realizada, com pontos de coleta e entrega, em tempo real ou após descarregar os dados.
Segundo Singer, há uma tendência no mercado de as empresas se preocuparem mais com o planejamento e não apenas com os controles. “Nesse caso, o Axiodis é uma ferramenta completa”, diz. Hoje o software é usado 80% pelas indústrias, 15% por operadores logísticos e 5% por transportadoras. Entre as empresas usuárias no Brasil estão a Nestlé – DPA, Itambé, Iguaçu Café, Ipiranga, Webb, LCE Comércio Exterior, Corona Cadinhos, Air Liquide e Papirus.
Mesmo com o alto custo do produto, estimado em US$ 60 mil (com a implantação), a IDC Informática, responsável pela construção dos mapas digitais urbanos de todo o Brasil, comercialização e pós-venda, garante que o produto se paga em três meses. “Os ganhos de otimização operacional situam-se entre 3% a 12%, mas em alguns casos podem chegar a 25%”, comenta Eduardo Caiuby, diretor da empresa.