Ferramenta agiliza operações comerciais e minimiza erros nas entregas
Para facilitar o compartilhamento de informações nos processos comerciais das empresas e identificar os locais que trocam estes dados, a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação disponibiliza aos seus associados desde 1995 o GLN (Global Location Number), uma ferramenta para identificação de qualquer localização legal ou física, funcional ou operacional, dentro de uma empresa ou organização.
Ao se associar à GS1 Brasil, a empresa recebe uma faixa de números que pode ser usada para identificar produtos – por meio dos chamados códigos de barras – e também localizações físicas, tais como companhias inteiras, subsidiárias, filiais, divisões ou escritórios regionais. A ferramenta tem ainda recursos para localizações funcionais ou operacionais na empresa, como um departamento de contabilidade, um armazém, um ponto de entrega e um ponto de transmissão.
O assessor de Soluções de Negócios da GS1 Brasil, Frederico Cunha, compara o GLN ao CNPJ das empresas, mas ressalta o recurso da ferramenta de poder se desdobrar e identificar outras localidades dentro ou fora de uma mesma organização, seguindo padrões internacionais: “Hoje, as grandes corporações, em especial as multinacionais, já estão exigindo a adoção do GLN em suas operações com os fornecedores”.
Cunha alerta para a necessidade das organizações manterem os cadastros sempre atualizados a fim de que o GLN funcione adequadamente e cumpra suas funções. “Muitas empresas acumulam prejuízos em virtude de cadastros precários – afinal, seu impacto é grande sobre a operação comercial, a logística e a precificação, entre outros“. A GS1 Brasil é uma associação multissetorial cuja missão é implementar e disseminar globalmente padrões para a melhoria das cadeias de suprimentos, colaborando para o processo de automação desde a matéria-prima até o consumidor final.