Departamento de TI da AGV Logística recebe investimentos e desenvolve software próprio para gerenciar o novo CD
No investimento de R$ 85 milhões na construção do novo centro de distribuição (CD) em Vinhedo (SP), a AGV Logística está dando atenção especial ao departamento de Tecnologia da Informação a fim de garantir a segurança dos itens armazenados e das informações sobre produtos – a operadora logística está reelaborando o software utilizado para gerenciar as suas operações.
O sistema de gerenciamento de armazém denominado WMS-Dartagnan irá controlar todos os processos e operações da AGV, abrangendo desde o controle das rotas dos veículos no pátio do novo armazém (da chegada à saída, passando por todo o processo de movimentação) até o gerenciamento via radiofreqüência. Todo o desenvolvimento do novo software está em execução com tecnologia própria da Alvo Informática, softwarehouse do grupo AGV, especializada no desenvolvimento de soluções logísticas.
“Ter o completo domínio tecnológico do software permitirá uma maior flexibilidade para atender qualquer nova demanda, com a customização e agilidade necessárias”, afirma Marcelo Andrade, gerente de TI da AGV. O novo WMS funcionará completamente integrado ao sistema de gerenciamento de transporte (TMS), também desenvolvido com tecnologia própria, e todos os processos operacionais serão gerenciados pelos dois sistemas.
“Já utilizávamos um WMS próprio desde 2000, que atendia todos os clientes e operações atuais, mas para a estrutura do novo CD nós precisávamos de um controle diferenciado, com funcionalidades e otimização necessária para operar um armazém multitemperatura, com controle de pátio e gerenciamento de 94 docas, além da tecnologia de radiofreqüência flexível”, explica Andrade. “Iniciamos 2007 com o projeto de reescrever todo o sistema, em um trabalho conjunto com a equipe de processos operacionais da AGV”.
“Convocação Ativa”
Um dos grandes diferenciais do WMS-Dartagnan será a implantação do princípio de “Convocação Ativa”, que gerenciará a atuação de cada funcionário do novo armazém. Ao contrário do processo atual, no qual o funcionário seleciona as suas atividades de acordo com as opções no menu do coletor, o novo sistema calculará e definirá as prioridades de trabalho de cada operador.
“O WMS-Dartagnan irá promover uma melhoria nos controles e agilidade em todo processo operacional do trabalho, desde o recebimento do produto até a sua expedição. Com todos os funcionários trabalhando sob o conceito da “Convocação Ativa”, que distribuirá as tarefas de maneira ágil, visando o menor deslocamento, as atividades no CD ganharão produtividade”, explica Vasco Carvalho Oliveira Neto, presidente da AGV.