A Royal Philips Electronics e a IBM acabam de anunciar a formação de uma parceria para o desenvolvimento conjunto de sistemas de identificação por Radiofreqüência, as chamadas etiquetas inteligentes, e de aplicações para smartcards. As duas empresas combinam, assim, seu expertise industrial para atender à demanda crescente por smartcards de alta segurança e por soluções com a tecnologia RFID.
O foco das companhias nesse primeiro momento é o desenvolvimento de soluções em RFID para gerenciamento da cadeia de suprimentos, de resultados de vendas e levantamento de ativos, bem como soluções smartcard para os setores de finanças, e-government e transportes e para a venda de ingressos para eventos diversos.
O primeiro resultado da parceria é o desenvolvimento e a implementação de uma solução RFID para a própria Philips Semicondutores. A solução tem como objetivo otimizar os processos da cadeia de suprimentos, melhorar o gerenciamento do inventário e, por fim, aumentar a satisfação do consumidor.
Os primeiros itens a incorporar a etiqueta inteligente RFID serão containers e embalagens de papelão da planta Kao Hsiung, da Philips Semiconductors em Taiwan, e do centro de distribuição da divisão em Hong Kong. O projeto começou em novembro de 2003 e estará ativo durante todo o ano de 2004.
"Nossa relação com a IBM significará um time-to-market mais rápido, nível mais elevado de confiabilidade por parte dos consumidores e a oportunidade de alavancar a marca e o expertise das duas comapnhias", explica Scott McGregor, presidente e CEO da Philips Semicondutores. "A missão da Philips é continuar trazendo grandes benefícios para as empresas e para os `Consumidores Conectados` de hoje – permitindo que eles tenham mais acesso à informação, entretenimento e serviços.
O sistema RFID que a IBM desenvolve para nossa operação na Ásia ilustra bem o fato de que a Philips adota a mesma tecnologia que disponibiliza para o mercado". "A Philips é líder mundial em smartcards de alta segurança e soluções com tecnologia RFID. Estamos confiantes que o lançamento de nossas soluções em conjunto com a IBM reduzirão os custos operacionais, aumentando a lucratividade e trazendo vantagem competitiva para nossos clientes", afirma Terry Hopkins, vice presidente da IBM Serviços Globais para a área de wireless e-business.
Ao ampliar o foco de seu negócio de RFID, a Philips se prepara para abraçar projetos de larga-escala, que demandam alcance global, expertise em gerenciamento e soluções integradas. A parceria com a IBM permite que a Philips, mais do que oferecer o chip RFID, garanta solução total para grandes redes varejistas, produtores de bens de consumo e empresas de logística.
www.phillips.com.br
www.ibm.com.br