O WLAN (Rede Local de Rádio), usualmente chamado de Mobiler, permite que a equipe de controle comunique-se com os times de carregamento, via Assistentes Digitais Pessoais, os PDAs, conhecidos como netpads. Através deles, instruções como chegadas e partidas de vôos e posição correta dos contêineres nas aeronaves podem ser impressas tão logo o PDA indicar que existam novas informações. Os aparelhos são conectados à impressoras.
O novo processo ajudou a empresa a reduzir em 10% o tempo gasto nas operações de carga e descarga, ou seja, seis minutos ganhos em cada decolagem, fator que influencia na performance das entregas. Uma marca importante, visto que a TNT Express de Liége, na Belgica, trabalha mais de 100 aeronaves por noite, em um período de quatro horas.
A tecnologia do WLAN combina um software in house da TNT com um hardware fornecido pela Psion Teklogix. A empresa trabalhou junto ao aeroporto de Liége para que pudessem implementar a infra-estrutura correta para suportar o WLAN.
"Essa solução se mostrou tão competente nos testes preliminares, que decidimos agilizar sua implementação", relata o diretor administrativo da TNT Express, Christian Drenthen. A empresa serve 65 portões aéreos na Europa, dos quais 70% das remessas internacionais passam por Liége. "Esperamos que a nova solução, além de nos ajudar a dinamizar nossos serviços, também estabeleça na indústria um marco no uso dessa tecnologia", finaliza Drenthen.