A Ativa Logística, uma das maiores empresas do setor logístico voltada aos segmentos de saúde, beleza e bem-estar, anunciou a redução do uso de filme stretch em suas operações. Com 24 centros de distribuição em estados das regiões Sul, Sudeste e em Goiânia (GO), a empresa lançou o projeto “Capa Logística” em abril de 2024, como parte de suas ações de sustentabilidade.
O projeto tem como objetivo substituir o filme stretch, material plástico comumente utilizado para embalar produtos, por capas reutilizáveis. Essa mudança visa reduzir o descarte de plástico nas operações. Segundo Alex Nunes, Gerente de Inovação e ESG da Ativa Logística, o filme stretch era descartado após cada uso, enquanto as novas capas podem ser reutilizadas, evitando o desperdício de material. Entre abril e junho de 2024, a empresa já deixou de utilizar 4,5 toneladas de filme stretch, o que representou a prevenção de 2.081 kg de emissões de CO2. A expectativa é que a redução atinja 17 toneladas de plástico ao longo de um ano.
A Ativa Logística tem um histórico de iniciativas voltadas à sustentabilidade. Entre 2023 e 2024, a empresa desenvolveu mais de 40 projetos com foco em critérios ESG (Ambiental, Social e Governança). O projeto atual, de acordo com Nunes, deve ser expandido até o final do ano, com a inclusão de mais capas reutilizáveis nas operações, reforçando o compromisso da empresa com o meio ambiente e com a criação de valor para seus clientes.
Além das ações sustentáveis, a Ativa Logística também usa uma tecnologia para monitorarem tempo real o consumo de plástico em suas filiais. Esse sistema permite à empresa acompanhar e contabilizar o uso de materiais como o stretch, garantindo uma gestão eficiente de recursos.