A ZF Aftermarket instalou uma nova esteira seletora automatizada em seu centro de distribuição (CD) em Itú (SP), com um investimento de R$ 6,8 milhões. O objetivo é otimizar o processo logístico e agilizar a distribuição de peças de reposição.
O equipamento, fornecido pela Aguia Sistemas de Armazenagem, que entrou em operação no final do primeiro semestre de 2024, tem capacidade para classificar até três mil volumes por hora e separa simultaneamente pedidos de até 24 clientes. A esteira ocupa uma área de 300 metros quadrados e atende 85% das peças armazenadas no CD, que atualmente abriga 23 mil itens das marcas ZF, Lemförder, Sachs, Varga e TRW.
Além da esteira, a unidade já havia implementado cinco Módulos de Elevação Vertical da SSI-Schaefer. As melhorias resultaram em um ganho de produtividade de 30% e fazem parte de um programa mais amplo de R$ 18 milhões em inovações no CD. A ZF Aftermarket espera concluir a expansão total do sistema até o final de 2024, quando será possível movimentar até 20 mil volumes por turno.
O CD de Itú, que atende exclusivamente o mercado de reposição, conta com 250 colaboradores, mais de 40 linhas de produtos e 15.000 part numbers. Diariamente, a unidade movimenta 120 toneladas de mercadorias, com 18.000 posições de estoque e mais de 850 pontos de entrega. Para otimizar a logística, a ZF Aftermarket também implementa um projeto piloto de cabotagem entre Santos e Suape, registrando uma economia de 15% no custo do transporte em comparação ao rodoviário.
A previsão de crescimento para 2024 é de 10%, reforçando o impacto da digitalização na operação e na capacidade de resposta às demandas do mercado.