A Comercial Alvorada, distribuidora de materiais de limpeza e descartáveis do Distrito Federal, adotou o sistema de gestão de armazém (WMS) da onBlox, empresa pertencente ao Grupo Máxima e especialista no desenvolvimento de softwares logísticos modulares. A empresa teve uma economia de mais de 40% no tempo de execução das tarefas com o uso do sistema.
Antes da adoção do WMS, a Comercial Alvorada fazia o controle das atividades realizadas no armazém de forma manual, ou seja, a partir de folhas de papel. Esse processo dificultava o gerenciamento das tarefas e até mesmo da situação do estoque e dos produtos.
Com a melhoria da produtividade, a empresa pôde direcionar 20% da equipe operacional do armazém para outras ações mais estratégicas. Outro benefício do uso da tecnologia foi a redução de erros operacionais. Para atender a quantidade de pedidos na empresa, que conta com um mix e média de 5000 SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque), era comum que os colaboradores cometessem alguns equívocos durante o processo.
O gerente de logística da distribuidora, Eder Rodrigues, explica que, com o WMS, esse problema foi praticamente extinto. “Hoje em dia solucionamos esse problema, reduzindo nossos erros operacionais a praticamente zero. Além disso, ganhamos mais agilidade na separação e conferência de produtos”, explica o gerente.
Para o diretor comercial da onBlox, Fabrício Santos, o uso de um sistema de gerenciamento logístico facilita toda a operação, principalmente nos momentos em que é preciso otimizar a rotina com menos erros e mais organização. “A cada dia que passa, o uso de tecnologias como o WMS se torna uma necessidade para que as empresas fiquem à frente da concorrência, mantendo prazos competitivos e disponibilidade de entrega”, finaliza Santos.
LEIA TAMBÉM: