A Unico, empresa que desenvolve identidade digital – biometria facial –, está levando essa tecnologia ao setor de logística por meio do Unico Check. A solução de autenticação de identidades, por meio do reconhecimento biométrico facial, pode comprovar se a pessoa que está ao vivo, diante da câmera, é realmente a mesma dona do CPF.
A companhia garante que, aplicada no setor logístico, a tecnologia do Unico Check pode autenticar, logo no início, a identidade do motorista com uma acuracidade de 99,9%.
“O processo de identificação dos motoristas e veículos, o rastreamento e o controle das rotas, são essenciais para tornar o transporte rodoviário de cargas mais seguro. A tecnologia de biometria facial, muito usada no mercado financeiro, é uma das soluções que atende perfeitamente esse público porque reduz consideravelmente o ingresso de fraudadores no setor", explica a diretora de Parcerias da Único, Sílvia Andrade.
Ainda segundo a executiva, a tecnologia de biometria facial identifica e mapeia uma série de pontos no rosto de uma pessoa, gerando uma sequência numérica para cada indivíduo. “Essa sequência é única, por isso o uso da tecnologia na logística não só auxilia na redução de roubos, mas também atua em todo o processo de controle da carga, uma vez que o motorista pode se identificar no recebimento da mercadoria, e na entrega. Além disso, facilita e agiliza toda a gestão de documentos e notas fiscais digitais para controle.”
A companhia divulga ainda que somente neste ano de 2022, a Unico autenticou mais de 100 milhões de transações e conseguiu impedir mais de 2 milhões de tentativas de fraudes em diversos setores da economia.