Novidade pode representar economia de combustível de até 35%
A matriz da Volvo (Gotemburgo, Suécia) anunciou esta semana um novo conceito para veículos pesados, como ônibus e caminhões, batizado de I-SAM. A solução híbrida consiste em um motor de arranque, um motor de acionamento elétrico e um alternador combinados entre si e ligados a uma unidade de controle eletrônico. O I-SAM interage com o sistema de mudança automática de marchas Volvo I-Shift. As baterias do motor elétrico são recarregadas pela energia gerada pelo motor de arranque a diesel, toda vez que os freios são acionados.
O motor elétrico alimenta o funcionamento dos veículos em baixas velocidades; e suplementa a energia fornecida pelo motor a diesel conforme a velocidade aumenta. Com esta solução de dois motores, um a combustão e outro elétrico, é possível acelerar o veículo apenas com energia elétrica, o que reduz o consumo de combustível, a emissão de gases poluentes e os níveis de ruído. “Graças à capacidade do motor elétrico, o motor diesel pode ser automaticamente desligado durante as paradas nas entregas ou coletas de cargas, ou nos sinais vermelhos”, explica Lars Martensson, gerente de Meio Ambiente da Volvo Trucks.
No caminhão com motor híbrido, as funções auxiliares, como bomba-servo, compressor do ar-condicionado, entre outros componentes, são acionados pelo motor elétrico. Por conta da sua presença, o sistema híbrido permite que o veículo seja equipado com um motor a diesel de menor potência, sem prejuízo do desempenho.
“O híbrido é uma solução de longo-prazo e bastante interessante para operações de transporte eficientes e adaptadas ao meio ambiente. Sabemos que a tendência do preço dos combustíveis é de constante alta e, portanto, todas as soluções que reduzam o consumo de combustível serão sempre atrativas”, diz Leif Johansson, presidente e CEO da Volvo. “O motor diesel de nossa solução híbrida também pode operar com biocombustíveis e, conseqüentemente, as atividades de transporte poderão ser executadas sem emissão de dióxido de carbono, levando-se em conta o balanço total da produção do combustível renovável”.
O novo caminhão híbrido da Volvo Truck Corporation será submetido a uma variedade de testes. A empresa prevê que o veículo esteja no mercado dentro de poucos anos.