Ibovespa
126.922,11 pts
(-0,99%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,75%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,60%)
Euro
R$ 6,09
(-0,27%)

Renner melhora em 64% a precisão de seus estoques com sistema RFID

Projeto combina identificação de produtos e alarme antifurto
Por Redação em 15 de julho de 2022 às 12h30

A varejista Renner concluiu a implantação de um sistema para gestão, controle, reposição e segurança de estoques com identificação por radiofrequência (RFID). A iniciativa está alinhada ao ciclo de aceleração digital da Renner, com o objetivo de melhorar cada vez mais a experiência de compra do cliente, por meio de uma atuação omnicanal. 

Com o projeto, etiquetas de RFID são aplicadas em 100% dos itens comercializados pela varejista, com uma tecnologia que combina funcionalidades de alarme antifurto com a gestão de dados e da disponibilidade dos produtos em tempo real. Desenvolvida desde 2018 em parceria com a Sensormatic, do grupo Johnson Controls, a solução hoje é utilizada em toda a operação da marca Renner no país, incluindo suas quase 400 lojas físicas. O sistema foi implantado de forma gradual, sendo concluído ao longo de 2021.  

Entre os resultados já alcançados está a melhor gestão dos estoques e ganhos de produtividade nas lojas. O ato de registro da venda, no checkout dos clientes, evoluiu para a leitura automática de todos os itens com a desativação do alarme em um único processo. Já a ruptura de estoque teve queda geral de 87% graças aos alertas automáticos emitidos aos bluebirds, dispositivos móveis usados pelos colaboradores nas lojas. A automatização desse processo agiliza e facilita o trabalho de reposição. 

O sistema implementado também resultou na melhoria de 64% na acuracidade dos estoques, que representa a quantidade física de produtos disponível comparado com o que está registrado no sistema. A precisão dessa informação é essencial para a operação omnichannel, que contempla estoques integrados entre o físico e o online, com a possibilidade de os consumidores optarem em comprar pelo e-commerce e retirar em uma loja física, por exemplo. 

“A implementação do RFID é estratégica para a evolução dos nossos negócios e para aprimorar cada vez mais a experiência de compra. Com essa inovação, melhoramos a acuracidade dos nossos estoques, a disponibilidade das mercadorias à venda e a produtividade das operações, com aprimoramento contínuo da gestão e foco no encantamento dos clientes”, afirma o diretor-presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.

Os fornecedores de confecção da varejista, que aplicam as etiquetas nos produtos, também são beneficiados. Aproximadamente 30% deles já utilizam o novo sistema como ferramenta de controle dos próprios processos internos. Com isso, conseguiram reduzir os volumes de devolução e reenvio de pedidos por erros na contagem ou na seleção de modelo ou tamanho das peças encomendadas. 

“O processo de implantação da solução de RFID foi desafiador e estruturante, pois exigiu o envolvimento de diversas áreas da companhia e dos nossos fornecedores. Nenhuma varejista de moda do nosso tamanho conseguiu aplicar essa tecnologia com a mesma inovação, agilidade e escala que nós alcançamos, e isso nos enche de orgulho”, diz o diretor de Riscos da Lojas Renner, Alexandre Ribeiro.

Mais de 500 milhões de produtos vendidos pela Renner já receberam as etiquetas únicas de RFID e segurança e aproximadamente 4 milhões de leituras são realizadas diariamente. Isso garante ainda mais agilidade em diversas operações nas lojas, além de permitir a redução de vários dias para poucas horas no prazo necessário para a realização dos inventários.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar