A Wilson Sons, por meio da unidade de negócio Rebocadores, criou um perfil no WeChat, plataforma digital chinesa de comunicação. A empresa informa que a estratégia é investir na comunicação local para dar suporte a ações comerciais e captar clientes. No conteúdo do perfil, 100% em mandarim, a companhia divulga suas iniciativas e informações do mercado marítimo e portuário brasileiro.
“Entendemos a necessidade de criar esse canal de comunicação com os nossos clientes. Queremos nos aproximar mais desse público, entendendo, de forma mais profunda, sua cultura e utilizando as mesmas ferramentas e linguagens. O relatório da Unctad de 2020 evidenciou que mais da metade dos navios da frota mundial são operados por empresas asiáticas, reforçando ser um mercado estratégico para nós”, explica o diretor comercial de Rebocadores da Wilson Sons, Elísio Dourado.
A companhia diz que mais de 20% de seus clientes e fornecedores da unidade de Rebocadores têm relação com a China e mais de 25% dos navios atendidos pelo negócio têm o país como origem ou destino. O mercado asiático faz parte da cadeia de logística portuária da Wilson Sons desde a compra de minério e grãos, passando pelo navio que conduz o fluxo, até a exportação de produtos acabados ou fertilizantes para o Brasil.
“A Wilson Sons, como líder no setor de apoio portuário, cresce junto com a parceria de comércio exterior entre Brasil e China. Em 2021, aumentamos nossa participação nesse fluxo, principalmente com a exportação de minério de ferro e soja, e até com a importação de produtos siderúrgicos”, aponta Dourado.
A divisão de Rebocadores, que já tem em sua equipe comercial duas representantes em solo chinês, acredita na importância de estreitar o relacionamento com esses clientes. “Lançamos a conta oficial do WeChat com o intuito de aprimorar ainda mais o atendimento e a comunicação com esse público, pois nosso objetivo é garantir a melhor experiência para os nossos clientes.”, comenta Lynn Xiong, especialista de Marketing de Rebocadores, representante da companhia na China.
Com uma frota de 80 rebocadores, a Wilson Sons está presente em 25 localidades, cobrindo quase toda a costa brasileira. A companhia conta com a Central de Operações de Rebocadores (COR), que monitora as embarcações 24 horas por dia, 365 dias por ano. Além disso, tem o Centro de Aperfeiçoamento Marítimo (CAMWS), onde são realizados treinamentos das tripulações e projetos.