O mercado do transporte rodoviário acaba de ganhar um novo player com a criação do grupo Frete.com, plataforma de fretes rodoviários que tem como objetivo auxiliar as transportadoras na contratação de caminhoneiros e reduzir os custos diretos e indiretos do transporte.
A companhia é formada pela plataforma de fretes rodoviários FreteBras, pela fintech voltada para transações de pagamento e crédito para fretes FretePago, e pela CargoX, empresa que oferece serviços operacionais para transportadoras.
Avaliado em mais de US$ 1 bilhão, o Frete.com já nasce com status de unicórnio. O grupo acaba de receber um aporte de R$ 1,14 bilhão liderado pelo SoftBank Latin America Fund e Tencent. “Temos orgulho de investir no Frete.com porque entendemos que a empresa traz soluções inovadoras para um mercado gigantesco, com grande demanda por digitalização e melhores serviços”, afirma Carlos Medeiros, sócio de investimentos do SoftBank Latin America Fund. “Já investimos em logtechs nos principais mercados do mundo e vemos um grande potencial no setor. Estamos muito confiantes na nossa parceria com o Frete.com na América Latina”.
O aporte, que também conta com a participação do investidor Henry Kravis, Valor Capital, LightRock, BTG Pactual, Pattac, Oikos, Pipo e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Invest), será destinado ao crescimento da FreteBras ao aumentar o número de transportadoras e de caminhoneiros que usam a plataforma, à melhora da qualidade das transações dentro da plataforma, aumentando a precisão e a segurança para os usuários, ao desenvolvimento e entrega de soluções adicionais que ajudem cada vez mais a otimizar a operação das transportadoras e caminhoneiros e ao fortalecimento dos times para suportar esse crescimento, passando de 1.300 para 3.500 colaboradores até o final de 2022.
O Frete.com processa, atualmente, mais de R$ 100 bilhões em transações, R$ 2,5 trilhões em valor de mercadoria transportada e cresce a um ritmo de 90% ao ano. O grupo conta com 615 mil caminhoneiros cadastrados e ativos e 80 mil usuários que publicam cargas mensalmente. Os aplicativos da companhia somam mais de dois milhões de downloads e a cada mês 1,7 milhão de transportes são realizados, cobrindo 5 mil cidades brasileiras.