A Gasola, plataforma digital criada para o controle de gestão de combustíveis por meio de um aplicativo utilizados por motoristas na hora do abastecimento, atingiu, em apenas dois anos de atividade, a marca de cerca de R$ 10 milhões em transações financeiras mensais. O objetivo principal da solução é reduzir custos para as transportadoras e aumentar o lucro dos postos de combustível.
“Somos uma plataforma web e aplicativo móvel capaz de estreitar de forma dinâmica e objetiva a relação direta entre transportadoras e postos, a fim de gerar melhores opções de negociações, menores custos e melhores margens”, explica Ricardo Lerner, fundador da Gasola.
Segundo ele, cerca de 50% dos custos de uma transportadora são com combustível e a utilização da plataforma garante uma economia de 7 a 40 centavos por litro. O executivo ressalta que a economia gerada com esses descontos é aproximadamente cinco vezes maior que o valor de contratação da startup.
O sistema da Gasola funciona da seguinte maneira: o motorista cadastrado pela transportadora acessa o aplicativo e gera um token. O frentista verifica as informações e valida o abastecimento. Nesse momento, uma conta corrente digital entre a transportadora e o posto é criada para que possam se pagar diretamente. No final do período negociado, o posto anexa a nota fiscal e a transportadora consegue fazer o pagamento direto, sem intermediação de cartões.
Atualmente, a startup conta com 300 postos de combustível credenciados. Após captar R$ 2 milhões de investimento em uma rodada privada liderada pela Smart Money Ventures em maio deste ano, a expectativa é de expansão.