Sistema de gerenciamento de armazéns da 3M é adotado por grupo atacadista
A HighJump Software foi a escolhida pelo Grupo Martins, maior atacadista e distribuidor da América do Sul, para a implementação do WMS em suas três centrais de armazenagem, localizadas em Uberlândia (MG), João Pessoa e Manaus. A solução estará também disponível nos 45 centros de distribuição avançada do grupo, espalhados pelo Brasil. A HighJump, empresa especializada em soluções de supply chain da 3M do Brasil, desenvolve softwares para fabricantes, distribuidores, varejistas e companhias de logística em seus processos de embalagem, armazenamento e transporte.
Para o diretor de logística do Martins, Avenor Teixeira, a expectativa pela adoção do WMS está ligada à continuidade do crescimento da empresa. “Esperamos que a implantação do novo WMS sustente os nossos planos de expansão contínua”, afirma o executivo. O grupo tem hoje diversas soluções que atendem às suas unidades espalhadas pelo País e o objetivo é unificar toda a estrutura com um único sistema. “O cronograma de instalação do nosso WMS teve início este mês e a previsão é de que a primeira fase de implantação esteja concluída em abril de 2006, quando teremos uma unidade das centrais de armazenagem rodando a solução integralmente”, explica Juliana Duarte Arroyo, gerente de Vendas e Marketing da HighJump.
A versão do WMS em implantação já está em português, adaptação realizada pela softwarehouse em 2004. Todos os módulos desenvolvidos pela HighJump serão utilizados, ou seja, o recebimento, a estocagem, a montagem de kits, a separação de mercadorias, o controle de portarias e o despacho serão gerenciados por meio da solução após sua instalação completa. “A geração de diversos indicadores de desempenho dará ainda uma grande base para checar a produtividade e, com a unificação do sistema de gerenciamento, estarão disponíveis índices para verificar problemas específicos em algum armazém”, acrescenta Arroyo. Os 45 centros de distribuição terão a possibilidade de acessar o WMS via rede e será possível o envio de índices, na íntegra ou trechos deles, para fornecedores e clientes.
Além da experiência da HighJump, que tem seu WMS instalado em mais de 850 empresas no mundo, o Grupo Martins levou em consideração o relacionamento sólido com a 3M do Brasil. “Há mais de 30 anos mantemos relações comerciais com eles. A solução apresentada tem um alto nível de adaptabilidade e o histórico de bons negócios nos deu a segurança necessária para apostarmos nessa nova parceria”, explica Flávio Borges Martins, diretor de TI do Grupo Martins.