A SK Tarpon anuncia a criação da NSTech, plataforma de tecnologia para logística do Brasil. A nova organização será gerida pela Niche Partners, que faz parte do ecossistema da gestora e que busca investimentos em empresas em mercados de nicho. A NSTech chega ao mesmo tempo em que ocorre a aquisição da Brasil Risk, que atua no mercado de gerenciamento de risco e gestão de logística para grandes embarcadores e transportadoras, em especial para mercado de Fast Moving Consumer Goods, eletroeletrônicos e químicos
A plataforma da NSTech congrega atualmente quatro grupos de empresas, que possuem, juntas quase 20 mil clientes. Segundo informações da nova empresa, a plataforma vai ajudar os clientes a serem mais eficientes na sua logística – gastar menos, fazer entregas mais rápidas, de maneira mais simples e ágil, reduzindo a emissão de CO2, acidentes e roubos.
Atualmente as empresas que formam a holding são a Buonny (gerenciamento de risco e produtividade logística), Opentech (gestão logística e gerenciamento de risco para operações complexas), AT&M (averbação de carga) e Brasil Risk.
“As empresas da NSTech seguirão operando com 100% de autonomia e independência, mas com uma visão do todo, ou seja, sempre pensando no sucesso dos clientes. O êxito deles será o nosso. Dois fatores foram fundamentais para o êxito destas empresas até aqui: cultura e foco. Acreditamos muito nisso, e vamos ajudar a reforçar e evoluir seus modelos, ajudando a perpetuar os sonhos de seus fundadores. Nossa responsabilidade é enorme e vamos honrar as suas histórias de muita garra e determinação”, afirma o CEO da Niche Partners e sócio da SK Tarpon, Vasco Carvalho Oliveira Neto.
A meta em reunir as empresas sob a gestão da NSTech também é gerar valor para o país por meio da otimização do setor logístico, contribuindo com o sucesso e crescimento com rentabilidade de cinco grandes categorias de clientes – motoristas, transportadores, embarcadores, corretores de seguro e seguradoras que atuam no transporte de carga.
O modelo de negócio da holding foi inspirado na Roper Technologies, companhia americana que investe em empresas líderes de nicho, com um market cap de aproximadamente US$46 bilhões.
“Existem uma infinidade de softwares e serviços, hoje com soluções muito focadas, porém pouco integradas, e em especial com uma base de dados totalmente fragmentada e de má qualidade. Acreditamos que podemos ajudar nossos clientes a serem mais eficientes e lucrativos. Por isso, estamos criando uma solução com tecnologia de ponta e integração total, para resolver todo e qualquer problema ligado a logística, iniciando pelo transporte rodoviário”, diz Oliveira Neto.
Cenário
Informações dão conta que as empresas somadas possuem atualmente oito produtos de alto valor para o setor da logística, com altas margens brutas e modelo SaaS, ARR de R$ 249 milhões, sendo 97% recorrente, e um net retention rate de 104%, o que atesta a qualidade dos produtos.
Atualmente a NSTech tem um pipeline de mais de 15 empresas, que visam complementar o portfólio de produtos, para criar uma plataforma One Stop Shop, que simplificará a vida do cliente que poderá resolver seus problemas com um click. Além disso a plataforma é agnóstica, operando com potenciais concorrentes por acreditar que quem manda é o cliente, e que a coopetição veio para ficar. O objetivo é consolidar o setor na América Latina, onde já opera no México há mais um ano e atualmente está iniciando operações através de demandas de clientes na Colômbia, Peru e Equador.
“Ao final do dia, geramos valor os consumidores finais e para os países como um todo. Uma logística mais barata, rápida e segura é o que todos queremos. Temos a visão de que a tecnologia, o uso intensivo da inteligência artificial, aliada a um time excepcional, são a melhor forma de endereçar estas questões. O propósito é criar valor para o mundo, por meio da otimização da logística. Juntos com os empreendedores que fundaram estas empresas excepcionais e um time fora de série, vamos mudar essa realidade. Seremos referência em ESG, e instrumentos indispensáveis para as empresas que se preocupam com o tema”, diz o o CEO da Niche Partners e sócio da SK Tarpon.