A Optimum Supply coloca no mercado, após três anos de concepção técnica, desenvolvimento, definição de funcionalidades e programação, a primeira versão de seu software baseado no conceito SaaS (software as a sevice). Ao todo, a companhia já investiu R$ 6 milhões no projeto.
Segundo a COO Joice Ribeiro Giacon, a ferramenta é baseada em uma metodologia científica para apoiar a escolha de fornecedores em processos seletivos de compra de produtos ou serviços. “A plataforma é designada para fornecer apoio completo à tomada de decisão em compras complexas e estratégicas, ou seja, que possuem diversos fatores influentes na escolha da melhor alternativa e que tenham impacto relevante na consequência dessa escolha”, diz.
Ao utilizar a plataforma o usuário escolhe os critérios mais relevantes para determinada compra de forma alinhada aos objetivos estratégicos da empresa e também daquela necessidade específica de compra. Os resultados são medidos por meio do valor gerado por cada alternativa, o que, de acordo com a executiva, facilita a comparação objetiva de fatores qualitativos e quantitativos e propicia dados e análises para uma negociação direta e clara com cada fornecedor. “Como consequência, o relacionamento com os fornecedores é transparente e profissional, desenvolvendo-os e aumentando a competitividade de forma saudável”, afirma.
A solução pode ser utilizada de forma autônoma pela empresa que a adquirir por meio de uma plataforma web com assinatura mensal – com capacitação para uso – ou pela consultoria prestada pela Optimum. Vale lembrar que atualmente a empresa conta com uma equipe dedicada à gestão e manutenção do negócio, mais equipes de desenvolvimento apoiadas por especialistas internacionais, bem como uma área de comercialização. Ao todo, são 50 profissionais.
Perspectivas
A solução chega num momento estratégico para a empresa. Joice conta que nos últimos anos houve um movimento de amadurecimento da área de suprimentos nas empresas, com evolução técnica de compradores e vendedores. “Por outro lado, as decisões de compras são cada vez mais estratégicas e complexas, com grande número de especificações, fornecedores e grandes volumes de compra, o que gera impactos significativos na qualidade dos produtos e nas operações das empresas.”
A solução será distribuída para clientes instalados em todo o Brasil de forma direta da matriz da companhia em São Paulo ou por meio de acordos com empresas de consultoria da área.
Já há planos para ampliar a atuação. “A expansão internacional está em estudo, porém podemos adiantar que nossos planos incluem o mercado europeu. Empresas europeias têm que considerar múltiplos aspectos em suas compras, como impactos ambientais e de sustentabilidade do negócio, uma tendência que cada vez mais observamos também em empresas operando no Brasil”, salienta.
As metas já foram traçadas e, segundo Joice, o objetivo é de que em dois anos a Optimum conte com aproximadamente 150 clientes.