A FedEx Express oferece aos seus clientes uma solução de automação que e sua rede interna de computadores. Trata-se da ferramenta Ship Manager API, que funciona como um banco de dados conectado à rede de remessas da FedEx. Esta rede permite que as informações de logística e entrega sejam compartilhadas pela empresa exportadora com todos os destinos das remessas em questão.
A Ship Manager API é configurável e permite ao cliente adaptar o design da ferramenta para funcionar bem com a sua rede interna de computadores. O sistema é instalado em um único computador e fica disponível pela rede da empresa ou pela internet. Outro recurso é a impressão remota, que permite aos usuários da ferramenta imprimir documentos a partir de qualquer localidade. Além de facilitar o processo de documentação da carga, a ferramenta também disponibiliza a liberação alfandegária, ajudando as empresas a agilizar seus processos de exportação no dia-a-dia, assim como em momentos de crise e situações de emergência.
A Volkswagen do Brasil implementou a solução há dois anos. "Desde então, contamos com a velocidade, confiabilidade e uma margem pequena de erros ao despachar as mercadorias, atendendo a nossos clientes nos EUA, Argentina, Uruguai e Venezuela", afirmou Richard F. Schües, diretor-executivo da Volkswagen Transport.
"Tendo a ferramenta Ship Manager API instalada em suas redes, nossos clientes não precisam acessar o atendimento aos clientes ou o site da FedEx na internet, já que todo o nosso apoio está acessível dentro da própria empresa", explica Guilherme Gatti, diretor de Marketing, Automação e Serviços de Atendimento aos Clientes da FedEx Express no Brasil.