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Congresso ABML: Unilever inicia piloto de EPC no Brasil

Por Redação em 16 de outubro de 2003 às 16h39 (atualizado em 04/05/2011 às 16h37)

Em sua palestra durante o IV Congresso da ABML, a Unilever anunciou o início do seu projeto de aplicação de etiquetas inteligentes (também conhecidas como EPC – Electronic Product Code, ou pela sigla inglesa RFID, de identificação por radiofreqüência). O CD da empresa localizado em Louveira (SP), é terceirizado com a Exel e tem 104 mil m2, com capacidade para 82 mil posições-paletes. Os paletes utilizados no CD são geridos pelo pool da Chep, que possui um centro de distribuição ao lado da planta da Unilever.

Ao contrário dos EUA e Reino Unido, onde a empresa já rodou pilotos com caixas e até com produtos unitários, o projeto brasileiro – que será piloto para toda a América Latina – envolverá somente a identificação de paletes no fluxo entre a fábrica e o CD. Os leitores ficarão acoplados às empilhadeiras e o projeto envolverá também a transportadora Júlio Simões e a Seal, desenvolvedora dos leitores. Segundo Leonardo Ribeiro, Coordenador de Desenvolvimento de Costumer Service da Unilever, o projeto brasileiro envolve apenas os paletes por uma questão de custo, já que o baixo valor dos produtos da Unilever ainda torna impraticável a identificação unitária dos produtos, o grande diferencial da tecnologia EPC. "Mas acredito que, dentro em breve, os custos da tecnologia cairão muito, tornando possível a identificação unitária", afirmou o coordenador.

O projeto envolverá a conferência e recebimento dos paletes, sua armazenagem, a conferência e expedição. Com o projeto, a empresa pretende reduzir ativos, reduzir tempo morto (de cada operação de leitura e confirmação dos códigos de barras), mão-de-obra, manutenção de estrutura, e ao mesmo tempo aumentar a capacidade de expedição. A Unilever calcula o ganho de produtividade com a adoção da tecnologia em 11% no CD e 10,2% na fábrica. O projeto-piloto levará seis meses e a empresa acredita que o grande desafio, além da mudança cultural, será a integração dos sistemas já existentes com a nova tecnologia.

www.unilever.com.br

(Maiores informações sobre as etiquetas inteligentes podem ser encontradas do site do Auto Id Center, formado pelas grandes empresas embarcadoras, desenvolvedores de tecnologia e o MIT para o desenvolvimento desta tecnologia: www.autoidcenter.com)

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