A livraria Saraiva está diversificando sua atuação no varejo eletrônico. Em seu site, antes somente dedicado à venda de livros, CDs e DVDs, agora é possível encontrar uma maior variedade de ofertas, como eletroeletrônicos, aparelhos de ginástica e até mesmo produtos da linha branca, como fogões, geladeiras e máquinas de lavar.
Embora o mercado livreiro continue sendo seu negócio principal, a empresa pretende disputar uma fatia da venda online com outros sites importantes, como as Lojas Americanas e o Submarino. Seu interesse deve-se ao fato de que a receita do comércio virtual, nos últimos três anos, aumentou nada menos que 60%.
O site começou a vender eletroeletrônicos e produtos da linha branca desde o final de 2004, e isso já elevou o valor do tíquete médio (o quanto um cliente gasta em média por pedido) da Saraiva para R$ 73,00. O faturamento por sua vez, deverá ter um aumento esperado de 30% em 2005.
A diversificação da venda online exige todo um respaldo logístico para que o cliente receba a mercadoria certa no menor prazo possível.
Assim, a Saraiva tem um Centro de Distribuição de 2 mil m2 para atender à demanda pela internet e outro com mil m2, para a operação de cross-docking das lojas.
Além do estoque específico nesses CDs, a empresa conta com o estoque de suas lojas e com o de alguns fornecedores parceiros, entregues através do sistema just-in-time.
Quanto à entrega, ela é totalmente terceirizada, sendo feita pela Total Express e pelos Correios. "No momento, somos responsáveis pelo transporte de 75% das encomendas da Saraiva", revela Sérgio Brito, gerente Comercial da Total Express.
Segundo ele, essa empresa tem tradição no transporte de encomendas de clientes do comércio eletrônico e isso certamente deve ter pesado na decisão da Saraiva em escolhê-la como parceira.
A Total Express faz entregas em todo o Brasil, tendo filiais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campinas. Nas demais regiões do País, ela chega por meio de representantes.
"Fazemos três coletas diárias no CD da Saraiva, sendo que a entrega deve ser feita, nas capitais, num prazo entre 24 e 48 horas. Já no interior, o tempo é maior, sendo de 48 a 72 horas", explica Brito.
Ele conta que a última coleta na Saraiva é feita à noite, pois a maior parte dessa mercadoria destina-se à própria cidade de São Paulo. Brito não tem dúvidas de que se trata de uma parceria saudável, na medida que cresce a cada dia o conjunto de soluções para o aprimoramento de toda a operação.