A Canguru, companhia do setor de plásticos e embalagens com foco nos segmentos de higiene, beleza, alimentos e pet food, implementou recentemente um sistema interno de monitoramento das entregas que se baseia no indicador de performance Otif (On Time In Full). Essa métrica conta com duas premissas básicas: os itens da venda devem ser entregues no intervalo de tempo negociado (On Time), estando em perfeitas condições físicas e dentro das quantidades estipuladas (In Full).
“Para avaliar se estamos atingindo o grau de excelência Otif, nós utilizamos uma ferramenta de business intelligence (BI) que faz varreduras no banco de dados logísticos da empresa”, explica Daniel Ghislandi, coordenador de TI da Canguru Embalagens. “Parametrizada de acordo com o indicador, a ferramenta confronta informações dos produtos entregues com os dados do que foi acordado na hora da comercialização. Desse modo, é possível analisar se os prazos estão sendo cumpridos e se atendemos o cliente dentro daquilo que foi previamente negociado, podendo assim reduzir consideravelmente eventuais falhas no delivery”.
Antes da implementação da ferramenta como pilar de avaliação da qualidade nas entregas, a Canguru mantinha uma porcentagem de eficiência logística na casa de 60%, levando em conta tanto o cumprimento de datas quanto a distribuição correta dos itens aos clientes. “Com a nova métrica, conseguimos aumentar o grau de êxito logístico em mais de 95%”, diz Marcelo Viera de Sá, gerente de Negócios da Canguru.
Dentre as vantagens do novo sistema de monitoramento, desenvolvido internamente, o executivo destaca a rapidez na consulta de informações gerenciais do delivery – com dados como ordens de venda, comprovantes de entrega e datas de recebimento –, interação mais ágil entre as pessoas envolvidas no departamento de logística, capacidade para consulta em dados de até 12 meses anteriores e controle automatizado de todas as etapas da entrega.
“Além desses benefícios, a Canguru está ampliando a verificação dos fluxos de trabalho, de produção e do faturamento, tendo como norte as necessidades de nossos clientes. Dessa forma, aumentaremos a confiabilidade da empresa, aproximando nossas práticas com as dos principais players mundiais do mercado.”, conclui o gerente.