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MAN Latin America testará biodiesel norte-americano

Companhia de biotecnologia LS9 estuda possibilidade de produzir o combustível no Brasil
Por Redação em 12 de julho de 2011 às 14h23 (atualizado às 14h24)
A MAN Latin America anunciou um acordo com a empresa norte-americana de biotecnologia LS9 para realizar testes do Ultra Clean Diesel em caminhões e ônibus Volkswagen no Brasil a partir do segundo semestre deste ano. O Ultra Clean Diesel, um biodiesel mais avançado em relação aos que são testados hoje no Brasil, é produzido a partir da fermentação de açúcares de plantas e por meio da biossíntese do ácido graxo graças à ação de bactérias modificadas geneticamente. O processo dispensa etapas industriais – o que reduz os custos de produção – possui melhor combustão, suporta períodos mais longos de armazenagem e não cristaliza quando utilizado em temperaturas ambiente mais baixas. Além disso, o biodiesel da LS9 não contém benzeno e possui baixos teores de enxofre (substâncias presentes no óleo diesel convencional e que são nocivas à saúde). A MAN será a primeira montadora no mundo a testar a nova solução. “Queremos oferecer mais opções de combustíveis renováveis e alternativos para nossos clientes aqui e no exterior”, diz Roberto Cortes, presidente da companhia para a América Latina. “A sociedade e o poder público querem mais garantias à preservação ambiental, dando preferência crescente ao uso de combustíveis renováveis. Por isso estamos abrindo o leque de possibilidades com o Ultra Clean Diesel”, completo Cortes. A primeira fase de testes, prevista para o segundo semestre de 2011, prevê avaliações com motores para medir os níveis de emissões, o desempenho e a durabilidade acelerada. Serão testadas diferentes misturas de biodiesel da LS9 ao óleo diesel convencional, além do biodiesel puro. Em 2012, o departamento de Engenharia da MAN Latin America realizará testes de campo com caminhões e ônibus Volkswagen durante 12 meses. A LS9, sediada em São Francisco (EUA), fornecerá o combustível para os testes e avalia a possibilidade de produzir o Ultra Clean Diesel no Brasil, mais perto do mercado potencial de veículos comerciais e das fontes de matéria-prima.  
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