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Operadoras esperam incremento da logística reversa

Por Redação em 10 de agosto de 2010 às 16h05 (atualizado em 12/04/2011 às 14h24)

E se preparam para atender exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Por conta da sanção da Lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ocorrida no último dia 02 de agosto, as operadoras que atendem ao setor de logística reversa aguardam aumento no volume de encomendas e se preparam para atender as exigências previstas no plano. A JadLog, empresa de transporte de carga expressa fracionada, por exemplo, prevê incremento de 20% no volume de encomendas a partir do momento em que a Lei for implementada.

O projeto define que produtos como pilhas, baterias, pneus e componentes eletroeletrônicos terão que ser devolvidos aos fabricantes, que estarão encarregados de encontrar a forma mais adequada de realizar a destinação ambiental da mercadoria.

O diretor da JadLog, Ronan Hudson, explica que com a crescente preocupação em relação à preservação do meio ambiente e a exigência de maiores responsabilidades das empresas com o ciclo de vida de seus produtos, a JadLog já vem se preparando para atender à demanda das empresas que precisam retirar os aparelhos das lojas ou residências e transportá-los para os locais adequados para o seu descarte ou reciclagem. “A presença e capilaridade nacional da JadLog, através de suas filiais e mais de 420 franquias espalhadas por todas as capitais, Distrito Federal e mais importantes cidades brasileira facilita o trabalho de logística reversa”, explica, acrescentando que a estrutura da empresa permite atendimento em qualquer localidade dos mais de 5,6 mil municípios brasileiros.

O executivo conta que a logística reversa hoje é um dos segmentos que puxam o volume de entregas de peças automotiva e de produtos eletroeletrônicos. Em 2009, empresa somou mais de 40 mil encomendas mensais. No foco dos negócios da empresa também estão as entregas de compras oriundas do comércio eletrônico pela internet. No e-commerce, que já representa cerca de 40% das operações, também está boa parte da demanda por logística reversa. “Ainda em 2010, a empresa tem como objetivo expandir suas franquias para 510 unidades”, estima Hudson.

Logística Verde

Outra empresa que antes mesmo da aprovação já estava preparada para atender às exigências do PNRS é a TGestiona, braço logístico do Grupo Telefônica. Atuando com Logística Reversa desde que iniciou as operações no País, em 2001, além de distribuir celulares da Vivo SP, Sul e Nordeste e modems do Speedy, a operadora atende a empresas como Lenovo, Dell, Telefônica, Positivo, ZTE, Motorola, Samsung e Sony Ericsson.

Segundo conta Marcelo de Sousa, diretor de Logística, da empresa, a operadora e seus clientes já assumiram essa responsabilidade e encaram a adequação ao Plano como um diferencial competitivo. “As companhias também já entenderam que assumir uma posição ecologicamente responsável traz, além do reconhecimento do público, benefícios tangíveis, como retorno financeiro e redução de gastos na operação”, revela.

Na opinião dele, o conceito de logística verde eficiente implica em várias etapas. “Com a identificação dos responsáveis por cada fase do processo, coleta, tratamento, transporte e destinação final, teremos concluído todas as etapas do ciclo de vida dos resíduos. Nosso objetivo é estar entre as mais eficientes nesse tipo de gerenciamento ainda em 2010”, estima.

Para o executivo este segmento da logística também é bastante estratégico para a empresa que, aliado a ele, pretende criar, ainda, movimentos internos e externos para incentivar o consumo consciente da compra ao descarte. “Queremos atingir o nível de países exemplares”, planeja.

www.jadlog.com.br

www.tgestiona.com.br

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