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Necta Gás Natural e Scania apresentam plano integrado para descarbonização de frotas pesadas

Por Redação em 17 de dezembro de 2024 às 8h00
Necta Gás Natural e Scania apresentam plano integrado para descarbonização de frotas pesadas
Foto: Divulgação / Scania
Foto: Divulgação / Scania
A Scania, em parceria com a Necta Gás Natural, realizou o evento Scania Day: Rumo à Descarbonização, no dia 12 de dezembro. A fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP) foi palco para a iniciativa, que apresentou ao mercado um plano integrado para a descarbonização de frotas pesadas. O objetivo é conectar representantes do agronegócio, distribuidoras de gás, redes de postos, embarcadores de cargas e transportadoras para que esses diferentes atores do transporte possam atuar juntos para um setor cada vez mais limpo.
 
De acordo com as empresas, o projeto está alinhado às metas do Plano Estadual de Energia de São Paulo (PEE 2050) e tem potencial para ser ampliado por todo o Brasil.
 
A Necta Gás Natural atua em uma região que cobre 375 municípios paulistas e tem acesso a cinco distribuidoras de gás natural em três estados. Em sua área de concessão, existem 135 usinas com alto potencial para a produção de biometano – uma energia renovável derivada de resíduos como vinhaça, palha e torta de filtro, subprodutos da cana-de-açúcar. Atualmente, a Necta já conecta a Usina COCAL, em Narandiba (SP), e vai integrar a Usina Santa Cruz à sua malha, em Américo Brasiliense (SP), até 2025, com planos de expansão contínua nos próximos anos.
 
De acordo com José Eduardo Moreira, CEO da Necta, o objetivo é claro: "Nosso papel é oferecer infraestrutura robusta e eficiente, promovendo a transição energética com gás natural e biometano como alternativas sustentáveis ao diesel", afirma o executivo.
 
Do outro lado, a Scania já tem um portfólio de caminhões semipesados e pesados movidos a gás (natural comprimido e/ou biometano) para médias e longas distâncias. Seus motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis), não são convertidos do diesel para o gás, e de acordo com a fabricante têm força semelhante ao diesel. 

O plano integrado está sendo desenhado pela Necta desde o início do ano, em conjunto com todos os players envolvidos. A meta da parceria é colocar 2 mil caminhões movidos a gás em circulação na região de atuação da Necta nos próximos cinco anos.

“A Scania inicia uma parceria inédita e a mais completa até agora nesses cinco anos de vendas pioneiras de caminhões movidos a gás e/ou biometano no Brasil. Temos um modelo completo de negócio para oferecer aos clientes nesta sinergia com a Necta, que está gerando e gerará muitos frutos. Estamos avançando para um passo muito concreto e fundamental para o futuro do modal a gás no transporte de cargas por caminhões. É uma estrutura pronta para reduzir emissões e tornar as frotas mais sustentáveis”, afirma diz Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
 
Grandes empresas do setor de transportes estiveram presentes no evento, como a Rumo Logística, que destacou a importância da descarbonização na cadeia produtiva para impulsionar a competitividade. “A complementariedade entre o modal ferroviário, que por essência já tem menor pegada de carbono, e o modal rodoviário, ao substituir o diesel pelo gás, reduz substancialmente as emissões e alavanca todos os elos da cadeia, fazendo o produto chegar ao seu destino com eficiência, segurança e sustentabilidade”, comenta Eudis Furtado, vice-presidente Comercial & de Novos Negócios da Rumo.
 
“A Scania está liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Nos últimos cinco anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia fazendo parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. E vamos continuar apoiando e oferecendo todo suporte aos nossos clientes”, conclui Alex Nucci.
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