A Wilson Sons, empresa de logística portuária e marítima no Brasil, anunciou a construção de três novos rebocadores sustentáveis em seu estaleiro no Guarujá (SP), com início previsto para 2025. Os rebocadores da classe ASD 2312, com 23 metros de comprimento e 12 metros de largura, terão propulsão azimutal e potência de 70 toneladas de tração estática (bollard pull), com capacidade para apoiar manobras de supernavios de até 366 metros nos principais portos brasileiros.
Essas embarcações seguem o padrão IMO TIER III da Organização Marítima Internacional, que garante uma redução de até 70% nas emissões de óxidos de nitrogênio. Além disso, o design inovador do casco, desenvolvido pela Damen Shipyards com duplas quilhas, permite diminuir em até 14% o consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a qualidade do ar nas regiões portuárias.
O COO da Wilson Sons, Arnaldo Calbucci, destaca que a iniciativa é parte do plano de renovação e modernização da frota da companhia, alinhado com o compromisso de sustentabilidade. "Esse novo ciclo de construção contribui para a geração de empregos e impulsiona o desenvolvimento do setor marítimo no Brasil, facilitando o comércio e impulsionando a economia", afirma.
Investimento e previsão de entrega
Com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financeiro, os rebocadores também estarão equipados com sistema de combate a incêndio FiFi I, com capacidade de 2.400 litros por hora. Os motores, projetados para manter a potência sem aumento de cilindros, ajudarão na redução de emissões de gases de efeito estufa.
As entregas das novas embarcações estão previstas para novembro de 2025, março e junho de 2026. Com a conclusão desse projeto, a Wilson Sons atingirá a marca de 156 embarcações construídas em seu estaleiro, que possui mais de 80 anos de atuação.
Manutenções programadas e crescimento do estaleiro
Além do novo ciclo de construção, a Wilson Sons realiza docagens de rebocadores de diferentes armadores, incluindo serviços de pintura de casco, reparos estruturais e manutenção de sistemas elétricos. Em 2024, a previsão é concluir 27 docagens, um crescimento de 22% em manutenções programadas em comparação ao ano anterior, empregando cerca de 300 profissionais especializados.