A DHL Express e o Google anunciaram uma parceria para utilizar o serviço DHL Express GoGreen Plus, que emprega combustível de aviação sustentável (SAF). A iniciativa abrange o envio expresso de dispositivos Google nas Américas, Ásia e Europa, e integra o esforço do Google para incentivar tecnologias de descarbonização no transporte aéreo de carga.
A empresa está investindo em SAF para reduzir as emissões do transporte logístico aéreo. Omar Molina, Diretor de Transportes Globais do Google, afirmou: "O Google tem o objetivo de atingir emissões líquidas zero em todas as suas operações e cadeia de valor até 2030. Otimizar a forma como transportamos os dispositivos Google é uma parte fundamental desta jornada. É por isso que estamos colaborando com a DHL, que compartilha nossa paixão pelo Net-Zero. O programa SAF é um grande passo nessa direção".
John Pearson, Diretor Executivo da DHL Express, acrescentou: "Ao implementar o SAF na nossa rede internacional, temos o prazer de oferecer o serviço GoGreen Plus ao Google. Estamos confiantes de que este acordo e o investimento do Google encorajarão outros a adotar serviços de transporte de baixas emissões utilizando SAF".
O diálogo entre Google e DHL Express começou na Cúpula "Era of Sustainable Logistics Global", em abril de 2023. O Google optou por um projeto-piloto com a DHL Express em junho passado, utilizando SAF por quatro meses. O sucesso do projeto levou o Google a expandir a parceria e adotar o serviço GoGreen Plus para operações futuras.
Lançado pela DHL Express em 2023, o GoGreen Plus permite que os clientes reduzam as emissões de CO2 associadas aos seus envios, utilizando SAF produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado, resíduos e hidrogênio. O objetivo do Grupo DHL é atingir emissões líquidas zero até 2050, com soluções de transporte aéreo sustentável sendo essenciais para a criação de operações de logística sustentáveis.