A BBM Logística firmou seu primeiro contrato de fornecimento de energia proveniente de fonte renovável. A parceria estratégica foi estabelecida com a Órigo Energia, especializada em geração distribuída de eletricidade por meio de fonte solar.
A BBM Logística estima uma redução de até 30% nos custos totais com energia elétrica do grupo, marcando um avanço significativo em sua transição para fontes de energia mais sustentáveis. A Órigo Energia já iniciou a injeção de carga elétrica, com os contratos de geração distribuída de matriz solar abrangendo unidades em Minas Gerais e Pernambuco, proporcionando descontos de até 10% nas contas de luz.
Em outras unidades da BBM, a parceria com a Órigo foi consolidada no ambiente de mercado livre de energia, oferecendo uma negociação mais flexível de preços e condições em comparação com as concessionárias tradicionais. A Órigo está apoiando a migração para o mercado livre em seis unidades da BBM, localizadas no Rio Grande do Sul (Caxias do Sul, Cachoeirinha, Rio Grande), Paraná (São José dos Pinhais) e São Paulo (Guarulhos e Sumaré), resultando em uma economia projetada de aproximadamente 30%.
André Gaia, vice-presidente administrativo e financeiro do Grupo BBM, destaca que a transição energética da BBM envolve a contratação de energia renovável e o acesso ao mercado livre, visto que outras fontes energéticas também estão sendo consideradas. A segunda etapa do projeto, atualmente em andamento, abrange uma contratação mais abrangente no mercado livre de energia, podendo não ser exclusivamente proveniente de fontes renováveis.
Além dos benefícios econômicos, a parceria com a Órigo Energia ainda visa melhorar a gestão administrativa, simplificando operações e centralizando controles para a mitigação de riscos.
Alexandre Santarém, gerente geral administrativo do Grupo BBM, ressalta a importância estratégica da transição para a energia renovável, considerando-a um passo significativo na melhoria operacional. A parceria com a Órigo Energia permitirá avaliações específicas para cada unidade da BBM, garantindo uma abordagem personalizada e eficiente.
A decisão da BBM Logística em abraçar fontes de energia mais limpas também está alinhada à busca de racionalidade ambiental, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e refletindo a estratégia ESG (Ambiental, Social e Governança) do Grupo BBM.