O programa Havaianas reCICLO, uma iniciativa de logística reversa da marca brasileira de chinelos, alcançou seu 200º ponto de coleta de chinelos em todo o país, abrangendo 25 estados, além do Distrito Federal. Desde o seu início em 2020, o programa já contribuiu para a reciclagem de mais de 126 mil pares de sandálias, o que equivale a 44,2 toneladas de resíduos.
O Havaianas reCICLO é uma parceria estratégica com a TrashIn, uma startup especializada em gestão de resíduos e logística reversa, e a Menos 1 Lixo, um movimento dedicado à educação ambiental. Com essas colaborações, a Havaianas busca conscientizar os consumidores sobre a importância do descarte adequado de produtos, garantindo que chinelos antigos sejam reciclados com a ajuda de cooperativas e parceiros.
Segundo a empresa, o processo de reciclagem começa com a coleta das sandálias nas urnas das lojas. Posteriormente, essas sandálias são encaminhadas às cooperativas locais ou parceiros especializados em reciclagem. Nesses locais, o material passa por uma triagem e é transformado em novos produtos úteis no dia a dia, como pisos, revestimentos para móveis, pneus de carrinhos de mão e até mesmo acessórios, como bolsas, carteiras e estojos.
Até o momento, a iniciativa já proporcionou uma renda adicional para mais de 2 mil famílias por meio das cooperativas de reciclagem. Além disso, o compromisso com a neutralização de carbono resultou na redução de 2.054 quilos de dióxido de carbono (CO₂) por meio do uso de bicicletas e na neutralização de 4.585 quilos de CO₂ provenientes de veículos a combustão. Em uma escala global, o programa já conta com mais de 395 pontos de coleta e contribuiu para a reciclagem de mais de 56 toneladas de materiais diversos.
LEIA TAMBÉM: