A Klabin, empresa do setor de papel e celulose, inaugurou uma usina solar inovadora dentro de um terminal portuário em Paranaguá (PR). Este projeto pioneiro foi executado em parceria com a Bonö Energia, especializada em projetos de energia solar. Essa é a primeira usina solar de sua categoria em um terminal portuário brasileiro.
A iniciativa tem como objetivo gerar aproximadamente 270 MWh de energia por ano, fornecendo eletricidade limpa para as operações do terminal e contribuindo para a redução das emissões de dióxido de carbono.
Estima-se que o projeto permitirá a redução de 11,5 toneladas de CO² equivalente por ano, um passo significativo em direção à sustentabilidade ambiental. Além disso, a economia de energia elétrica resultante dessa iniciativa deve ultrapassar a marca de R$ 100 mil por ano, contribuindo para a eficiência operacional da Klabin.
Vitor Ferrari, CEO da Bonö Energia, destacou a importância da manutenção para garantir o desempenho ideal da usina solar. "Os painéis solares precisam estar sempre limpos para garantir a melhor eficiência na geração de energia solar, e neste projeto, incluímos o treinamento da equipe da Klabin para que esta usina solar esteja sempre com a melhor performance."
LEIA TAMBÉM: