A operadora de logística portuária e marítima Wilson Sons acaba de adicionar 12 novos tratores de pátio elétricos, duas empilhadeiras reach stackers e uma empilhadeira side loader à sua unidade de negócios Tecon Salvador, no Porto da capital baiana. O investimento de aproximadamente R$24 milhões na aquisição dos veículos vai servir ao transporte interno entre as embarcações e áreas de armazenagem de contêiner.
Com o investimento, o Brasil passa a ser o segundo País no mundo e o primeiro das Américas a ter uma frota de terminal tractors (TTs) elétricos. A adição dos 12 tratores pode possibilitar a redução no consumo de aproximadamente 150 mil litros de diesel por ano na operação do terminal baiano, o que equivale a 341 toneladas de CO2 que deixarão de ser emitidas na atmosfera por ano.
A iniciativa, conforme destaca o diretor-executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, reforça o compromisso da companhia com a redução do consumo de combustíveis fósseis e emissão de gases de efeito estufa. “É mais uma medida em sinergia às demandas com grande relevância no cenário mundial, como as diretrizes de ESG e os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, com as quais nossas linhas estratégicas de sustentabilidade estão alinhadas”, avalia.
Além da economia de combustível e redução da emissão de poluentes, o motor elétrico tem menos desgaste e demandas de manutenção, e dispensa o uso de óleo lubrificante. Os equipamentos ainda contam com cabines mais ergonômicas e melhor isolamento acústico para os condutores.
Os investimentos da Wilson Sons no terminal de contêineres da capital baiana já ultrapassam R$1 bilhão de reais. A empresa concluiu recentemente uma etapa de expansão de seu terminal que duplicou o principal cais de atracação, passando de 377 para 800 metros, e pavimentou 30.800m² de retroárea, permitindo que o terminal esteja plenamente apto a operar os maiores navios porta-contêineres New Panamax (366m), uma tendência mundial.
LEIA TAMBÉM: