A Petronect, empresa coligada da Petrobras, que atua no mercado de tecnologia da informação para o setor de Óleo e Gás, e que possui como sócias a Petrobras, Accenture e a SAP, iniciou o projeto de reposicionamento da marca e a reforçar a sua imagem junto aos colaboradores e clientes (Petrobras, como compradora, e os fornecedores que usam o portal para realizar vendas à Petrobras).
“Essa mobilização para reforçar a imagem corporativa da Petronect envolveu os colaboradores e também clientes externos, com extensa pesquisa sobre diversos aspectos. Com colaboradores, foram mobilizadas iniciativas que reforçaram a imagem da Petronect, suas mensagens-chave, propósito, valores e até um lema norteou e vem norteando as iniciativas internas: quando criamos uma boa marca, abrimos um portal para o futuro”, explica Marcelo Bonniard, presidente da Petronect em entrevista à Tecnologística.
Desde 2003, quando começou a usar o sistema como ferramenta para transacionar compras (cotação eletrônica, leilão eletrônico e pedido eletrônico), a Petrobras poupou em média 1,1 t de papel. No período analisado, o grupo Petrobras trafegou no portal 1.856.597 processos eletrônicos e 4.185.849 pedidos. A empresa poupou, em média, a utilização de 17 mil árvores, 34 milhões de litros de água, 1,7 milhão KWh de energia e 701 t de CO² no processo.
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Somente no ano passado, mais de 3,7 mil licitações foram abertas, além dos mais de 110 mil processos de compras de dispensa. Com isso, a Petronect transacionou mais de R$ 249 bilhões em processos de compras, e foram mais de 600 mil notas fiscais enviadas para a Petrobras.
"Aqui realizamos todos os processos de compras da Petrobras, recebendo cerca de 540 mil clientes registrados. Diariamente recebemos cerca de 8 mil acessos e estamos, atualmente, com 164 mil empresas cadastradas participando de oportunidades", pontua Bonniard.
Até março deste ano, o Portal Petronect registrou mais de 5 mil usuários simultâneos no sistema, e somou mais de 540 mil clientes registrados para vender para a Petrobras. Os acessos por dia passam de 8 mil. São 164 mil empresas ativas, acessando o sistema Petronect e participando de oportunidades.
Já no período de 2003-2016, o Grupo Petrobras deixou de emitir no total 1,8 mil toneladas de CO², sendo 61% devido à economia com viagens, e 39% devido à economia com papel. A Petronect ainda tratou de neutralizar suas próprias operações: em 2022, a empresa realizou primeiro inventário de gases de efeito estufa, e, como resultado ao Relatório de Neutralização de Gases de Efeito Estufa, plantou 300 árvores em parceria com o Projeto Arvoredo, para neutralizar o impacto causado por suas operações.
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Investimentos
Recentemente a empresa investiu no time de atendimento e conseguiu o tempo médio de atendimento em 58% em comparação ao ano de 2021.
"Atendemos 89% dos chamados recebidos em até 9h úteis. Também reduzimos em 54% a necessidade de correção em nosso sistema. Neste ano, a nossa assistente virtual ampliou sua atuação no Portal, e está disponível para o atendimento aos nossos clientes fornecedores da Petrobras. Ao todo foram 2.521 atendimentos em 2022. E 90% deles foram resolvidos sem apoio técnico", concluiu.