A FedEx Express anunciou a expansão da sua frota de veículos elétricos no Brasil. Em 2023, começam a circular em Salvador (BA) e em Recife (PE) oito vans elétricas para atender os clientes da região. Os novos veículos são da marca Peugeot, modelo E-expert, lançados recentemente pela montadora. A ação está alinhada com a estratégia de neutralização do carbono nas operações até 2040.
“Com o crescimento da frota de veículos elétricos para entrega, a FedEx Express, no Brasil, está contribuindo com o objetivo global da companhia de ter operações neutras em carbono até 2040. [...] A transição da nossa frota de coleta e entrega para o modelo elétrico é um ponto importante de como planejamos trabalhar em direção ao nosso objetivo, e estamos orgulhosos de trazer esse novo modelo para atender os clientes no Nordeste”, diz Guilherme Gatti, vice-presidente de operações para a FedEx no país.
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A companhia foi a primeira empresa de cargas a ter veículos elétricos no Brasil, quando adicionou as primeiras unidades elétricas em sua frota em 2014. A estratégia de neutralização do carbono nas operações até 2040 está programada para acontecer em fases, alinhada às projeções de aumento da disponibilidade de veículos elétricos comerciais e infraestrutura correspondente nos próximos anos: o objetivo é que, até 2025, 50% das compras de veículos de coleta e entrega da FedEx sejam modelos de emissão zero, aumentando para 100% de todas as aquisições de coleta e entrega até 2030.
De acordo com a FedEx, os caminhões movidos a combustão, adquiridos neste ano fiscal (junho/22 a maio/23), têm a classificação Proconve P7. Isso significa que as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e de partículas (poeiras, fumos etc.) são reduzidas em até 60% e 80%, respetivamente, em comparação com a classificação P5, conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).