A Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, acaba de anunciar um projeto, desenvolvido em parceria com a Solistica, empresa de soluções logísticas integradas do grupo Femsa, que envolve a inclusão de veículos elétricos em sua frota e de mulheres como motoristas, bem como a possibilidade de o cliente assinar diretamente no celular, proporcionando uma experiência de entrega diferenciada, sem papel.
“Anualmente, em nosso exercício de planejamento estratégico, definimos projetos visando a melhoria de processos, a incorporação de novas tecnologias, o desenvolvimento profissional e a sustentabilidade de nossa operação”, comenta Ricardo Sofiatti, chief supply chain officer da Logicalis para a América Latina. “Dessa forma, com base nas demandas de redução de emissões de CO2, surgiu a iniciativa para realização de entregas mais sustentáveis e viáveis economicamente aos nossos clientes, especificamente com a inclusão de veículos elétricos em nossa operação de distribuição de produtos”, explica.
Além de fomentar a sustentabilidade, o projeto pretende destacar ainda mais a presença feminina. “A ideia surgiu com objetivo de dar visibilidade e fomentar a maior participação de mulheres em um meio que é, historicamente, ocupado por homens. A intenção é que para novos veículos o princípio de diversidade continue sendo aplicado, permitindo a inclusão de novos perfis na posição de motorista”, diz Ramon Bezerra, gerente de Logística da Logicalis, destacando que a meta é, gradativamente, expandir a frota de veículos elétricos.
Segundo Marcelo Andrade, diretor de Operações de Armazenagem da Solistica para a América Latina, a empresa opera com base em estratégias sustentáveis e o projeto desenhado com a Logicalis é um exemplo: um plano de frota customizado que também tem como objetivo promover a diversidade na integração de mulheres motoristas, para que elas também sejam as protagonistas no setor. “Com esse trabalho reforçamos o nosso compromisso de sustentabilidade com nossos clientes, colaboradores e a sociedade como um todo”, finaliza.