A PepsiCo desenvolveu um protótipo de carroceria de caminhão sustentável, feito com plástico reciclado de garrafas PET e películas de polipropileno biorientado (BOPP), materiais usados nas embalagens de refrigerantes e de salgadinhos de suas marcas.
A iniciativa faz parte da transformação estratégica da companhia, o PepsiCo Positive, que visa gerar valor sustentável por meio de três pilares: agricultura positiva, cadeia de valor positiva e escolhas positivas. A agenda consolida as ações da empresa em toda a sua cadeia produtiva e coloca a sustentabilidade no centro dos negócios, o que inclui o desenvolvimento da economia circular e o reforço de sua frota sustentável.
O protótipo foi desenvolvido utilizando como base embalagens recicladas de produtos da empresa na composição. Para a fabricação da carroceria, as embalagens de BOPP e PET passaram por um processo químico que, misturados a outros componentes, reduzem a quantidade de fibra de vidro utilizada na fórmula original. Esse material passou por diversos testes a fim de assegurar sua segurança e durabilidade, entre eles o de envelhecimento artificial estimado em dez anos, elasticidade e condução de calor, obtendo resultados positivos e demonstrando a possiblidade de utilizá-lo em larga escala na frota da companhia.
Para o projeto foram utilizados cerca de 3 quilos de embalagens plásticas de BOPP, o que representa cerca de 750 unidades de bolsas de salgadinhos, e 18 quilos de plástico PET, aproximadamente 368 garrafas. Novos experimentos estão sendo realizados para aumentar ainda mais a utilização desses recicláveis na composição da fibra, que pode consumir até 99% menos energia em kW/h na sua produção em comparação a carrocerias convencionais feitas de alumínio.
“A preocupação com o planeta está no centro dos esforços da PepsiCo e na área de transportes estamos cada vez mais atentos a essa necessidade de mudança para uma frota mais sustentável. Ações como essa reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade e também com a economia circular do plástico, material para o qual buscamos alternativas para que não se torne lixo e possa ser ressignificado. Apenas com o projeto de carroceria sustentável pretendemos reciclar aproximadamente 5 toneladas de plásticos em um ano”, diz Anderson Pinheiro, diretor de Transportes da PepsiCo Brasil.