O Riogaleão acaba de conquistar o certificado Airport Carbon Accreditation (ACA), único programa global de certificação aeroportuária de gerenciamento de carbono. A concessionária atendeu a todos os requisitos necessários para receber a acreditação, que reconhece as ações dos aeroportos em prol da redução das emissões de carbono.
Desenvolvido pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airport Council Internacional – ACI), o programa verifica o esforço dos terminais por meio de seis níveis: mapeamento, redução, otimização, neutralidade, transformação e transição. O Aeroporto Internacional Tom Jobim está creditado no nível 1, que compreende a determinação das fontes de emissão dentro da operação aeroportuária e cálculo de emissões anuais.
Desde a concessão, em 2014, o Riogaleão tem investido em iniciativas sustentáveis que visam minimizar o impacto das ações humanas no meio ambiente. O compromisso do Aeroporto Internacional Tom Jobim com a sustentabilidade conquistou importantes reconhecimentos, tanto nacionais quanto internacionais. Em 2019, a concessionária recebeu o Selo Anac Aeródromo Sustentável Avançado, consagrando o aeroporto como um dos mais avançados em sustentabilidade em todo o Brasil.
“Alcançar mais essa conquista significa que estamos no caminho certo quando o assunto é sustentabilidade. Nossas ações são perenes e contam com o apoio de toda a comunidade aeroportuária, que se se dedica a conduzir o negócio de forma sustentável. Nosso objetivo é trabalhar ainda mais para a descarbonização gradativa, renovando nosso compromisso com o meio ambiente”, afirma Milena Martorelli, gerente de Sustentabilidade do Riogaleão.