A A.P. Moller - Maersk divulgou o design do primeiro navio neutro em carbono do mundo, cuja operação está programada para o início de 2024. Essa é a primeira vez que a empresa mostra uma imagem do projeto da frota, que será composta por oito navios porta-contêineres movidos a combustível verde.
“Ao projetá-los, nossa ambição era garantir que os novos navios pudessem atender nossos clientes de maneira mais inteligente, além de contribuir para seus objetivos de transporte neutro em carbono”, destacou a Maersk em um comunicado global.
O design permite uma eficiência energética 20% superior por contêiner transportado em comparação com a média do setor para navios desse porte. Além disso, espera-se que toda a série economize cerca de um milhão de toneladas de emissões anuais de CO₂, proporcionando um transporte neutro em carbono em escala no comércio marítimo.
Os navios terão 350 metros de comprimento, 53,5 metros de largura e serão significativamente diferentes do que foi visto antes para qualquer navio porta-contêineres maior. A acomodação da tripulação e a ponte estarão localizadas na proa para permitir o aumento da capacidade do contêiner. O funil ficará na popa e apenas em um dos lados da embarcação, proporcionando mais espaço para a carga. Essa separação entre acomodação e funil também melhora a eficiência no porto.
A fabricação do projeto levou quase cinco anos. Para possibilitar esse novo design, vários desafios tiveram que ser enfrentados. Em primeiro lugar, o conforto da tripulação teve que ser garantido com as acomodações colocadas em um local mais exposto. Além disso, a resistência adequada do casco também era um parâmetro importante a ser protegido, com o bloco de acomodação normalmente funcionando como um enrijecedor do casco quando colocado mais para trás. Novos arranjos para botes salva-vidas e luzes de navegação tiveram que ser desenvolvidos, além de novas câmeras para apoiar a visão do capitão durante a navegação.
A série, construída pela Hyundai Heavy Industries, vem com uma configuração inovadora de motor bicombustível que pode operar com metanol e combustível convencional com baixo teor de enxofre. Com grande capacidade de combustível, as embarcações poderão fazer uma viagem completa de ida e volta, a exemplo da rota Ásia-Europa, com metanol verde.