A Pepsico anunciou a aquisição de 18 caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e biometano da Scania, a maior compra de veículos destinados ao transporte de carga movidos com essa tecnologia no Brasil.
Os caminhões, dez do modelos G 340 4x2 e oito R 410 6x2, serão usados no abastecimento de produtos da Pepsico por todo o território nacional e representam um passo para o uso de soluções mais sustentáveis na movimentação de cargas, com o objetivo de mitigar os impactos das emissões de CO2 na atmosfera.
“O objetivo das empresas é a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania vem liderando essa transformação. Para nós, não existe apenas um modelo sustentável e cada país adotará as tecnologias que melhor se encaixam em sua realidade. Para o Brasil, o‘aqui e agora é o caminhão movido a GNV e biometano”, diz Roberto Barral, vice-presidente de Operações Comerciais da Scania no Brasil. “A Scania está empenhada em apoiar seus clientes com soluções rentáveis que contribuam com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social.”
Para Eduardo Sacchi, diretor sênior de Supply Chain da Pepsico Brasil, a parceria com a Scania mostra mais uma vez o pioneirismo da empresa em ser ambientalmente responsável. “A Pepsico foi a primeira do setor a fazer testes com o caminhão movido a gás natural e uma das primeiras a testar veículos elétricos, o que demonstra a nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável. Temos o orgulho de anunciar medidas concretas, que se somam às outras que já possuímos, para contribuir consideravelmente para atingirmos a nossa meta global de redução em 20% das emissões de CO2 até 2030”, explica o executivo.
A Pepsico havia recebido um caminhão de demonstração em novembro de 2019, antes de decidir pela compra. “O veículo foi colocado à prova nas mais severas condições que sua proposta de atuação promete. Ele atuou na operação real e pudemos analisar todas as informações geradas e benefícios práticos do produto”, destaca Barral. “O período de testes foi fundamental para que pudéssemos ter resultados efetivos e uma decisão de compra assertiva, com destaque para a alta redução na emissão de poluentes, a diminuição de ruídos e as rotas com maior equilíbrio de custos e disponibilidade para reabastecimentos”, ressalta Sacchi.
Os caminhões pesados Scania movidos a GNV e biometano são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel, além de serem 20% mais silenciosos.