A Danone realizou ontem, dia 7 de abril, em São Paulo, a sétima edição do Programa de Excelência no Transporte (PET), iniciativa que tem como objetivo de premiar os fornecedores – primários e secundários – que adotaram boas práticas operacionais. Promovido desde 2008, o programa este ano também reconheceu a transportadora que desenvolveu uma ação voltada à sustentabilidade.
A gestora do PET, Naiane Cuzziol, explica que participaram da premiação fornecedores de transporte sob contrato que prestaram serviço durante todo o ano. A metodologia é simples. Os itens avaliados são segurança, qualidade do serviço, sustentabilidade e gestão de rotina. Cada um recebe uma pontuação, num total de 1.000 pontos. São eliminados da disputa aqueles que, por exemplo, se envolveram em acidente fatal, utilizam mão de obra infantil ou omitam dados.
Na categoria Transporte Primário, concorreram 21 transportadoras que realizaram as movimentações entre as fábricas da Danone e os 13 centros de distribuição. O terceiro lugar ficou com a Renda Mais Transportes, ficando a Transportadora Bombonatto em segundo. A vencedora na categoria foi a Transardo Transportes.
Já na categoria Transporte Secundário, que envolve as empresas responsáveis pelas movimentações dos produtos da Danone entre os CDs e os pontos de venda, o prêmio ficou com a Transportes Tatei. Transmap Transportes e JSL figuraram na segunda e terceira colocações, respectivamente. Ao todo, 75 empresas participaram do programa.
O reconhecimento pelo projeto de sustentabilidade foi entregue à JSL. Denominado “Pela Vida”, o programa mediu indicadores básicos de saúde, como pressão arterial e condições da visão, e atingiu 33 mil motoristas vinculados à operação da companhia.