Ibovespa
121.185,73 pts
(-0,75%)
Dólar comercial
R$ 6,15
(1,35%)
Dólar turismo
R$ 6,37
(1,09%)
Euro
R$ 6,40
(0,86%)

Mercedes-Benz e Volkswagen puxam as vendas de comerciais em 2008

Por Redação em 12 de janeiro de 2009 às 15h21 (atualizado em 18/04/2011 às 12h07)

Indústria nacional produziu 126.757 caminhões no ano passado, 25,7% a mais do que no ano de 2007

A Mercedes-Benz do Brasil se mantém na liderança do ranking de vendas de caminhões do mercado interno nacional, tanto no atacado como em número de emplacamentos. A montadora consolidou 37.565 unidades comercializadas entre todas as faixas, seguida de perto pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, que atingiu a marca da 37.112 veículos vendidos.

O volume total de produção de caminhões atingiu 126.757 unidades, 25,7% mais do que no ano passado. Dentre as faixas, a que mais vendeu foi a linha pesada com 59.260 unidades, seguida da semipesada, com 53.553, da leve com 30.868 e da semileve com 7.796 veículos.

A disputa foi acirrada entre as duas montadoras, porém quem levou ligeira vantagem foi a Mercedes-Benz, distinguindo-se com as vendas de pesados e de leves, pois nas demais faixas, a Volkswagen saiu na dianteira. Enquanto a primeira cresceu 20,5% em 2008, em relação ao ano anterior, a última teve um desempenho melhor nesta comparação, com 25,1% de incremento.

Mesmo com um desempenho minguado em dezembro – efeito da crise – tanto a Mercedes-Benz do Brasil, como a Volkswagen bateram seus recordes históricos em veículos comerciais. A primeira produziu  mais de 66 mil caminhões e ônibus enquanto a segunda sacramentou 56 mil unidades.

O resultado, segundo Roberto Cortes, foi obtido graças ao aumento da capacidade instalada, com três turnos de produção e a implantação de um novo Centro Logístico. “Agora o desafio é buscar alternativas para continuar a crescer. Para isso, contamos com uma oferta cada vez maior de crédito, como a ampliação do Finame para 100% do valor do veículo, e medidas de incentivo como a recém divulgada isenção do IPI para caminhões”, diz o executivo.

 “A liderança de vendas é o reconhecimento dos nossos clientes à qualidade e à rentabilidade oferecidas pelos produtos da nossa marca, vantagens ampliadas pelo pacote pós-venda mais completo do mercado e pelo atendimento e assistência técnica especializada prestados por nossa rede de concessionários”, afirma Philipp Schiemer, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

Entre as novidades do ano da Mercedes-Benz destacaram-se as vendas do caminhão pesado Actros 4144 8x4 para  mineração, o semipesado 1718 para o transporte de bebidas e o leve 710 Plus VUC, para circulação em zonas de restrição de regiões metropolitanas, como São Paulo.  Já o  Constellation 24.250 da Volkswagen foi o líder tanto nas vendas da montadora, quanto do consumidor, para várias aplicações totalizando 7.198 exemplares comercializados. O vice-líder da empresa é o modelo Delivery 8.150, seguido do 19.320 Titan Tractor, da faixa de pesados.  

www.vwbr.com.br

www.mercedes-benz.com.br

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar