O programa “Parceiros da Boléia”, criado para reconhecer os bons motoristas, diminuiu em 60% as reclamações feitas à empresa
Entre maio de 2007 e julho de 2008, todos os motoristas, de sete transportadoras parceiras da NovAmérica – produtora agrícola detentora da marca União de açúcar– enfrentaram uma saudável competição, ao final da qual o grande vencedor ganhou uma viagem para Fortaleza, com direito a três acompanhantes. Esse foi o primeiro prêmio de uma campanha criada pela empresa para estimular e, ao mesmo tempo, reconhecer os bons funcionários, considerando a eficiência e a pontualidade nas entregas.
O programa “Parceiros da Boléia” funciona assim: a cada dois meses a NovAmérica contempla os três melhores profissionais de cada uma das transportadoras parceiras, sob critério quantitativo, ou seja, levando em conta o volume de entregas realizadas. Prêmios como eletrodomésticos, eletrônicos e vales-compra, foram distribuídos em encontros bimestrais de confraternização, em que estavam presentes as empresas, os motoristas e suas famílias. Já a premiação final considerou a qualidade das entregas, traduzida por sua pontualidade.
A campanha tem como objetivo incentivar toda a cadeia de distribuição em busca de melhores resultados. O efeito do programa foi a diminuição, em cerca de 60%, do total de reclamações feitas ao serviço de atendimento ao cliente da NovAmérica. As queixas em relação a atrasos nas entregas, que antes representavam 9,35% do total de ligações ao SAC, caíram para cerca de 3% durante a vigência do programa “Parceiros da Boléia”.
Os bons resultados obtidos e a receptividade dos motoristas foram os fatores decisivos para a manutenção da campanha, que será relançada em novembro de 2008.