Matriz e filiais da transportadora foram avaliadas pela UL do Brasil
Em auditoria realizada pela UL do Brasil no mês de outubro nas filiais de Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo e no mês de novembro na matriz situada na cidade de Viana (ES), a Transportadora Belmok conquistou a recertificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) para as unidades de Salvador e Viana, renovando a obtida em dezembro de 2005, e obteve a primeira certificação das outras quatro unidades.
Foram atingidos para a recertificação da matriz, no módulo Elementos Centrais, 100% dos índices mandatórios, 85,6% dos índices desejáveis e 96,4% dos índices indicados pela indústria. Quanto ao módulo específico de transporte, os índices obtidos também na matriz foram de 100% (mandatórios), 84,6% (desejáveis) e 83,4% (indicados). Na avaliação global da matriz e das filiais, a empresa obteve uma média global de 95,6%.
O SASSMAQ foi desenvolvido pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) e aplica-se a todos os prestadores de serviços que envolvam produtos químicos e petroquímicos. O principal objetivo da certificação é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte de produtos, mas também padronizar e agilizar a seleção do prestador de serviços logísticos e manter um único sistema de avaliação, reconhecido por todos os clientes do setor.
A Belmok realiza principalmente o transporte de produtos químicos, alimentos e produtos de higiene e limpeza, e conta atualmente com 12 filiais. Fundada em 1991, a empresa iniciou as suas atividades no município de Alfredo Chaves (ES) com o transporte de cerveja para os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e, em 2000, instalou-se em sua sede atual na cidade de Viana, em uma área total de 25 mil metros quadrados. Para 2009, a transportadora planeja renovar a certificação ISO 9001.