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Gristec lança selo de qualidade

Por Redação em 29 de novembro de 2006 às 11h11 (atualizado em 27/04/2011 às 18h27)

Serão avaliados itens como a estrutura de telecomunicações, os recursos de tecnologia da informação, a qualificação dos funcionários e a equipe técnica

A Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (Gristec), entidade fundada em setembro de 2005, lançou, no último dia 28 de novembro, um programa de auto-regulamentação para as empresas associadas (gerenciadoras de risco e fornecedores de tecnologia). A iniciativa visa dar maior segurança ao mercado, dando às empresas contratantes maiores garantias dos serviços que estão contratando.

Desenvolvido em parceria com o Instituto Totum, o programa – com duração média de 20 dias – tem como objetivo avaliar, entre outros itens, a estrutura de telecomunicações, os recursos de tecnologia da informação, a qualificação dos funcionários e a equipe técnica das empresas. Para solicitar a auditoria, os associados devem entrar em contato com a entidade. Aquelas não vinculadas à entidade, mas que desejam ser auditadas, devem, antes, ingressar com pedido de associação.

De acordo com o presidente da entidade, Cyro Buonavoglia, 17 das 30 empresas associadas já solicitaram a auditoria. “Se aprovadas, essas companhias serão identificadas por um Selo de Qualidade Gristec”, afirma. O executivo acredita que esta iniciativa gere um diferencial competitivo, proporcionando a estas empresas maior visibilidade, reconhecimento e credibilidade no mercado. Buonavoglia ressalta, contudo, que as companhias não aprovadas na avaliação terão seus dados arquivados.

As primeiras auditorias estão marcadas para a primeira quinzena de dezembro. A expectativa é de que, até o final do primeiro trimestre de 2007, a avaliação destas 17 empresas esteja concluída. O vice-presidente de gerenciamento de riscos da entidade, Evandro Augusto Pamplona Vaz, lembra que antes de serem avaliadas as empresas são informadas sobre quais itens serão auditados. Ele frisa, porém, que o fato de serem associadas não lhes garante a obtenção do selo.

Como parte do programa de regulamentação, a Gristec também planeja a criação de uma ouvidoria para receber denúncias relacionadas ao não cumprimento de regras e processos que empresas já certificadas são obrigadas a cumprir. Caso uma companhia seja denunciada, profissionais do instituto Totum refazem a auditoria. Se comprovada a irregularidade, a empresa perde o direito de ostentar o Selo.

Para o vice-presidente da Gristec, Cileneu Nunes, o mercado brasileiro de rastreamento se sentirá mais seguro em obter produtos e serviços tecnológicos de empresas certificadas. “Caso não sejam atendidos de acordo com o previsto em contrato, poderão recorrer à ouvidoria da associação”, diz.

Na opinião de Vaz, o Selo se tornará um aliado das gerenciadoras na prospecção de novos negócios. Para isso, Nunes recomenda que o Selo seja utilizado nos matérias promocionais. “Nossos clientes buscam produtos e serviços de qualidade em que possam confiar”, completa Vaz.

www.gristec.com.br

www.institutototum.com.br

 

 

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